Início > Devocional > A disciplina no (Ministério de) Louvor

A disciplina no (Ministério de) Louvor

Olá Personas,

Indico este artigo escrito pelo Ramon Tessman para os Líderes de Louvor e adoração. Neste é tratado a forma de disciplinar a sua equipe. Muito bom o artigo.

Ramon Tessman nos cedeu autorização de publicar seus artigos em nosso blog e espero que gostem bastante, assim como eu, de seu trabalho.

Ramon Tessman é músico, dirigente de louvor, conferencista na área de adoração e avivamento da Igreja Vida Nova de Criciúma/SC e têm diversos artigos, estudos, palestras, seminários, cds e livros e espera que através deles igrejas e comunidades possam despertar para prestar uma adoração a Deus “cada vez mais intensa e verdadeira.”

Para acessar os demais guias para ministério/equipe de louvor, clique no link abaixo:

http://adoracaosemlimite.wordpress.com/ministerio-de-louvor/

 

 

Leiam por completo. Vale a pena.

A disciplina no (Ministério de) Louvor

É de praxe vermos equipes musicais enfrentando uma série de problemas com seus integrantes. Problemas causados por mau comportamento (mau testemunho), pecado, mágoa, inveja, fofocas, contendas, falta de dedicação, falta de compromisso, e outros, obrigam líderes e pastores a se questionarem no fato de como podem ou devem exortar e disciplinar os levitas de suas comunidades. Muitos têm tentado, com sucesso, realizar este árduo trabalho, outros tentam, sem sucesso, mas com sincero esforço, buscar a melhor maneira de aconselhar um músico.

Infelizmente, ainda vemos igrejas tratando os problemas do ministério de música de forma errada (às vezes são excessivamente liberais, às vezes excessivamente rígidos), trazendo conseqüências desastrosas às pessoas envolvidas. Histórias envolvendo líderes e liderados descontentes uns com os outros não são difíceis de se encontrar. O primeiro tópico que quero tratar (a seguir) é o problema da disciplina rígida e a liberal, antes de tratar de bons conselhos concernentes à exortação e aconselhamento. Bem, vamos adiante!

Continua…

About these ads

Páginas: 1 2 3 4 5

  1. carlinhos
    01/08/2009 às 11:10

    Acredito que tudo começa melhorar por causa da motivação (amar a Deus acima de tudo), e muitas vezes embora não se tenha instrumentos musicaise som de qualidade, a grande maioria dos levitas na igreja,além de não terem como objetivo crescerem em comunhão com Deus, não se dedicam ao conhecimento da música para dar o melhor para o próprio Deus. Se tivermos um compromisso verdadeiro com Deus, e se tivermos de fato o chamado para o ministério de louvor, além de nos aprofundarmos na música para dar o melhor para ele, o próprio Deus moverá as águas para esse grupo ter o equipamentos desejados e os problemas de relacionamentos no grupo serão amenizados. E com isso, a começar do ensaio (o que deve ser tratado como um culto a Deus), todos os levitas entenderam que o Senhor estará se agradando desse trabalho. Almas serão impactadas com a propagação do evagelho através da música. uma dica muito boa é separar um pouco de tempo no próprio ensaio para a oração e uma reflexão da palavra de Deus. não existi avivamento espiritual sem esses elementos. Que Deus em Cristo vos abençoe. Sl 150.6

  2. emerson
    24/08/2009 às 17:53

    O que o irmão acha da expressão usada por muitos lideres,
    Ministério de louvor é o que dá mais trabalho na Igreja.

  3. Marya
    03/03/2010 às 12:04

    Maravilhoso esse estudo, estou precisando de um estudo que fale a respeito de
    crianças montar uma equipe de louvor.

  4. 26/07/2010 às 07:25

    Meus amados graça e paz do Senhor Jesus.

    Sou lider do Min. de Louvor de minha igreja.
    E a maior dificuldade que os ministerios de Louvor das igrejas estão passando, não é com som ruim,instrumento ruim, não!!! (o que falta é conhecer a Trintade).
    A maior dificuldade que estou passando com o Minist. é exatamente isso.
    Dedicação com a igreja e o estudo da Palavra de Deus.

    Foi oque Deus nos confiou.
    Se eu for fiel a Deus com o som e o instrumento rui. Sobre o (muito) Ele me colocara. e esse muito inclui, som,instrumento e o mais importante vida abundante e Cristo Jesus.

    Qua Deus continue nos abençoando e abrindo a nossa visão para o louvor de sua glória.

  5. Larissa Gama
    04/08/2010 às 21:07

    Muitas pessoas acham que só porque alguém têm “ouvido” para a música esse alguém pode participar do Ministério de Louvor. Porém, ser levita é um chamado. É ser capacitado pelo Espírito Santo na Adoração através da Música, não basta saber tocar algum instrumento. E isso não tem sido levado em consideração na Igreja Atual. Como por exemplo, pode ser citado também o Minnistério de Evangelismo e Pregação: pessoas, só porque “falam bonito”, e tem algum conhecimento da Palavra, querem ser Ministros da Palavra. Ora, ter conhecimento da Palavra é um dever de todo e qualquer cristão. O chamado é que faz a diferença, mas a Palavra tem que está em todos da Igreja. Isso vale para qualquer Ministério.
    Existem pessoas que são levitas por exelência e que nunca pegaram num microfone ou num instrumento, mas que seus louvores chegam como Incenso até o Trono de Deus. Existem pessoas que nunca foram chamadas de Evangelistas ou Pregadores que pregam melhor e mais verdadeiramente do que as pessoas do Púlpito. Muitos hoje fazem o mesmo que Samuel, quando olhou para um dos irmão de Davi e desejou ungí-lo Rei: viu o exterior. Contudo, Deus disse para Samuel: “Não atente para a aparência, porque eu vejo o coração.” Do mesmo jeito é nos nossos dias: Ministros, Liderança e etc., têm que ser escolhido pelo Espírito Santo. E somente por Ele.

  6. Sara
    11/09/2010 às 12:44

    Meus amados irmãos a paz do Senhor!!!
    Concordo em parte com o texto acima. O q falta na minha opnião é um investimento espiritual c/ base na palavra por parte das lideranças(incluido Pastores) nos Mins. de Louvor.
    Sou Ministra de Louvor há 8 anos, e ja fui lider de Louvor e hoje lidero um coral por graça e misericórdia do Eterno,
    e sei q as pessoas q tem chamado p/ essa area do louvor tem um coração voluntario,
    sei tb q muitos ñ querem levar a sério esse chamado, + ñ podemos generalizar.
    “Quem está em pecado perante a igreja nunca é chamado para trabalhar…”
    Não concordo muito c/ essa expressão. Vou explicar porque.
    A biblia diz “e conheceres a verdade e a verdade te libertará” a melhor forma de diciplinar alguem, na minha opnião, não é só afasta-lo de sua responsabilidade e sim ensina-lo a praticar a verdade e faze-lo entender q o pecado traz consequencias e q o verdadeiro arrependimento traz dupla honra.Pois quem confessa seu pecado e o deixa alcança misericórdia.
    Sansão é um exemplo claro disso. Ele pecou e o Espirito Santo se afastou e por algum tempo ele ñ exerceu a função, mas Sansão foi o seu proprio julgador ele msm q pediu p/ q o Espirito Santo voltasse a usa-lo.
    Respeito a decisão de cada liderança + pra mim nós é quem devemos saber se estamos aptos ou não p/ voltar-mos as nossas atividades cristãs.
    Continuem na paz!!!

  7. Silvia Pires
    14/01/2011 às 09:50

    Graca e paz a todos….
    O meu coracao esta queimando de alegria por estas palavras tao RICA que acabei de ler. sou lider de ministerio, mas devido ao tao pouco caso que algumas pessoas fazem com o louvor com a falta de investimento em preparar pessoas para estar em cima do altar resolvi abandonar meu ministerio e me dedicar ao estudo da musica… gracas a Deus como creci… toco varios instrumento para quem não tocava nada… mas eu tenho vontade de voltar estou orando para que DEus toque no homem e eles voltem o coracao para nos levitas.. por que do jeito que esta não pode ficar… continuem Deus abencoe a todos…

  8. 04/04/2011 às 01:21

    eu oro pela restauração de todas as coisas,inclusive no ministério de louvor,eu acho interessante algumas pessoas tem chamado para a Palavra,outros na área de evangelismo,mas parece que quase todas as pessoas querem fazer parte do louvor,mas se formos para a Bíblia veremos que para ministrar no templo,os levitas primeiro timham que ter chamado,unção para isso,capacitação espiritual mas também técnica e ensaio,e excelência.Muitas pessoas dizem que basta ter um coração de servo para ser lo louvor,eu creio,também é importante mas por favor orem para que cada um faça a sua parte no corpo,e assim muitos conflitos podem ser evitados e a igreja vai crescer,como diz uma música da Ludmila irmão amado eu reconheço o teu chamado.

  9. Agostinho P. Silva
    13/04/2011 às 13:17

    Paz irmãos. A balança tem dois lados. Devemos avaliar as falhas de ambos os lados. Geralmente é muito fácil apontarmos os erros e problemas das pessoas que fazem ou querem fazer parte do ministério de louvor da igreja. O problema é que há falhas dos dois lados. De um lado, a pessoa que consegue entrar sem estar preparado, de outro, a falta de acompanhamento da igreja pra verificar o que a pessoa precisa pra ser preparada para estar apta para o louvor. Então se há vaidade, divisão, conflitos por parte dos músicos, também há exploração dos músicos, com escalas injustas, usando as pessoas como tapa buraco, só é chamado naqueles cultos que ninguém quer e ninguém pode, falta de apoio, e acompanhamento espiritual. Se a pessoa fica doente, ao invés de visitarem e orarem por ele(a) ficam até com raiva porque vão ter que arrumar um substitudo. Esse é só um exemplo. Então é bom que a liderança se certifique de que está fazendo a sua parte com cada músico porque eles também são ovelhas a serem pastoreadas. Se amamos e apoiamos, aí sim poderemos exortar para que haja mudança. Abraço

  10. monica cilene durval alves
    04/05/2011 às 08:54

    eu gostei muito,e vou compartilhar isto com meus irmaos em cristo,eu tambem faço parte do ministerio de louvor da minha igreja e tambem passamos pelos mesmos problemas e espero que este blog nos ajude a melhorar nossas atitudes diante do SENHOR

  11. jose ferreira
    22/05/2011 às 13:29

    triste nota a sua que jogou toda a culpa em cima do presbitero tirando do musico toda a sua responsabilidade é por isso que vemos hoje em muitas igrejas um bando de baderneiros dizendo-se musicos trazendo para dentro de igrejas toda sorte de lixo musical.

  12. Vitor
    24/06/2011 às 05:43

    Voce esta de parabens! gostei muito do blog! q Deus te abençoe muuuito a cada dia :D

  13. dayanne
    20/12/2011 às 23:06

    CREIO EU ACIMA DE
    TUDO DEVEMOS SER UM ADORADOR
    EM ESPIRITO E EM VERDADE
    POIS E ISSO Q O SENHOR
    DE FATO ESTA A PROCURA
    E SE ENTREGAR NOS BRACOS DO PA

  14. kaleb pires
    04/01/2012 às 17:21

    quer ser levita??? então vc tem que montar e desmontar o tabernaculo, ( Nm 4.2;22;29 ) e saber que se o seu talento,não for para o crecimento do reino, não tem proveito algum(Rm 12.1)

    • 25/01/2012 às 03:46

      Gostei!
      Tem que ter compromisso com Deus!
      Tem que saber que sendo ministro de louvor é ser uma ferramenta nas mãos de Deus sempre disposta para ser usada em pról dos seus amados.
      Quem louva não louva para sí próprio. O objetivo do louvor é a comunicação do Deus vivo com seus amados e vice-versa.
      O louvor é a maneira mais fácil de se aproximar de Deus e de se comunicar com Ele.
      Ah se todos entendessem isso!!!
      “Se você somente quer se mostrar, se exibir por que gosta e sabe cantar, faça seu show particular em outro lugar. Não venha atrapalhar quem está fazendo a Obra de Deus. Além de atrapalhar, é uma tremenda falta de respeito e é mesmo sem noção e sem Espírito.”

  15. Denilson
    04/02/2012 às 14:32

    resumindo tudo podemos dizer que independente das condições do louvor como musicos ou qualidade do som,,,a base de tudo esta em ter compromisso com Deus,pois o louvor não deve ser uma exibição e sim ADORAÇÃO A DEUS

  16. Iana Daleth
    15/02/2012 às 18:15

    Vc foi usado pelo Senhor para escrever estas palavras.Fui nomeada líder de louvor da igreja Quadrangular em Mirinzal,e estava meio aérea,sem saber o que fazer diante certas situações sitadas no texto.Não tenho mt experiência em liderar,ainda mais pessoas de difícil personalidades. Mas sei que se o Senhor me chamou é porque sou capaz de trabalhar na sua obra e ser uma bênção nas mãos Dele.Pesso que vc ore mt por mim,minha igreja e principalmente meu ministério está passando por momentos de grandes lutas,em que a salvação de mts está em jogo.Obrigada.Paz…

  17. edson
    11/03/2012 às 10:32

    ”comprometimento’ lamentavelmente e isso que tem faltado p algums musico em minha igreja tenho um pastor que e musico apoia o louvor sem medidas nossa lider tambem e comprometida dedica seu tempo p ministerio eu vejo isso mas os musicos nao querem ‘comprometimento’ nos nos esforcamos p trazer estudos ir ao monte orar comtribuirmos finanseramente p ajudar o pastor com a manutensao e compra de estrumentos mas ai nada ninguem que saber de absolutamente nada eles houve balacam a cabeca mas depois nada enta p um ouvido e sai p outro e lamentavel ai vc ver ums com tenis novo vao a retiros e passeios saem p comer pizza no maior desdenho e difil vc comversa paga um preco alto p estar ali ensinando dando exemplo e muitos jogam isso no lixo sou baterista no ministerio e fico trisde em dizer isso mas algums musicos nao estao nem ai p louvor na igreja a a moda agora e montar panda o louvor na igreja e que si lasque.ensaio da banda dura ate 3horas se o do louvor dura 1hora misericordia da ate briga vaidade vaidade tudo e vaidade.isso sem valar quando vamos fazer o louvor na igreja sede ummmmm os musicos fecham a cara nao dao nem um apoio some cabo agente nao sabe onde fica nada o louvor comesa sem o teclado as vezes sem o violao e quando nos olhamos p frente em busca de ajuda um diz hoje e com vcs outros com uma tromba que da ate medo ai eu pergunto a vcs deus se agrada disso?e trisde mas eu estuou orando sei que Deus vai entra nessa causa e vai mudar tudo porque toda honra e toda gloria pertence a ele amen e me desculpem pelo disabafo e o portugues ruin

  18. rosilene do nascimento
    12/03/2012 às 13:04

    sabias palavras ! que DEUS entre nos coraçoes dos nossos musicos da igreja e entendam que toda honra e gloria pertençe a ele e nao ao homen! E que DEUS habita em meio aos louvores ! deixemos de brincar de musico e sejemos adoradores ,santos e ungidos do Senhor !!

    • Raimundo José de Moraes
      29/03/2012 às 12:45

      português ruim, vai lá, mas, me diga onde estão estas igrejas que só têm levitas sem compromisso com o louvor? Não seria apenas pra impressionar alguns, que digitou tal comentário? De onde vem tanta frustração? Meu irmão, aprendi com a Bíblia que há causas e que é necessário o dicernimento das consequências, daí o mal maior sempre é a falta de algo, no caso específico, a oração, portanto, que Deus te abençoe, não desista de ensinar, você tem um aliado muito forte, o Espírito Santo, ore, ouça e se alegrará com a resposta de Deus.

  19. Nan Silva
    11/04/2012 às 09:26

    Amado Ramon, preseve a graça e paz do Senhor Jesus !!

    Fico feliz por este estudo, sabendo que em meio a grande bombardeio musical e influências mudanas torna mais a dificil a vida do músico na igreja(Santidade e Dedicação) e o seu relacionamento com seus respectivos líderes. Que Deus continue usando sua vida para nos abençoar e vamos intensificar as orações (Interseção) pelos cantores,músicos,sonoplastas,zeladores e suas famílias.

  20. Robertão
    10/07/2012 às 13:11

    Muito bom gostei muito desse artigo no meu primeiro ano como líder do Departamento de Música na minha igreja foi muita tribulação pois combatemos o pecado como muita oração e muito compromisso na obra, contendas e conversas não faltaram é lógico que o nosso adversário vai que se meter para atrapalhar o bom andamento da obra de Deus, hoje ainda existe problemas referente a nossa metodologia de trabalho mas, acredito que estamos no caminho certo com direção de Deus vamos alcançar nossos objetivos.

  21. maestro marcos santos
    11/10/2012 às 02:14

    AMÉM amei tudo isso bom demails saber que existem pessoas comprometidas com o reino!!!

  22. tiago nunes
    09/01/2013 às 11:46

    temos falado muito em comprometimento, eu entendo que ninguém deve exigir comprometimento para mim, antes que eu mesmo o faça. Pensando nisso implantei na equipe que eu coordeno, em que todos são líderes de louvor, pois todos tem o poder de influenciar pessoas quando estão ministrando louvores ao Senhor.
    Eu sou apenas o coordenador do grupo, pois antes que eu peça alguém para ter mais comprometimento, eles mesmos devem se cobrar isso, se colocando na posição de ser o seu próprio líder de louvor.
    Todo seguimento da palavra e postura de cristão e todas as outras coisas que devemos ser para mostrar que somos cristãos de verdade, vem de uma experiencia íntima e pessoal com Deus, então segue a dica, onde antes de mais nada, a primeira coisa que deve proporcionar aos membros de sua equipe, é levamos programações que proporcionem momentos de intimidade com Deus.
    Depois disso você verá a transformação e contará testemunho do que Deus fez com você e todas as pessoas que comeram daquilo que Deus colocou em suas mãos, que é a responsabilidade de liderar.
    A ultima proposta que fiz para equipe, é um série de estudos sobre liderando louvor, com material adquirido no site da igreja vineyard, onde nos encontramos uma vez por semana na discutirmos as respostas dos exercícios, trazendo sempre para a nossa realidade local. E esta sendo uma benção…se alguém se interessar posso postar o link para que conheçam e comprem o material.
    Fiquem com Deus!

  23. Walcir domimgos da silva
    17/03/2013 às 15:50

    Quero muito aprender cada vez mais
    Gostei muito

  24. Anderson Fontes
    12/11/2013 às 03:32

    Shalom ! Graça e paz ! Sou musico por profissão e Líder do ministério de louvor da minha igreja.Ministério Internacional Betel. Realmente não é fácil lidar ou liderar pessoas! Mas,Existem caminhos que podem ajudar e muito na questão Líder e Liderados.
    Por exemplo: Na minha igreja temos quatro equipes de louvor. Para cada equipe delegamos um ministro de louvor e todas têm o quarteto básico de músicos ou seja ( guitarra,Baixo,teclados e Bateria ) e mais 4 back vocal.É bastante gente !
    Entendo que o coração do músico ou artista ou ( Levita ) é diferente dos que não são.
    Como músicos de modo em geral temos mais sensibilidade e percepção.
    Davi ,no livro dos salmos nº 8;3 ele deixa claro essa sensibilidade.
    Outra pessoa “normal” simplesmente olharia para o céu e veria o céu com algumas estrelas e uma lua apenas.
    A disciplina tem que haver ! Mas, só isso não basta.
    O líder precisa construir ou gerar no ministério do música da sua igreja,um caráter de servos do altar ,de pessoas que estão no altar exercendo a função de facilitadores de caminho,para que as pessoas tenham acesso rápido à presença de Deus.
    Eu trabalho com cada equipe separadamente,e depois com todo o ministério de música.
    Nós temos ouvidoria,onde as equipes falam e nós ouvimos. Um líder tem que saber ouvir os seus liderados também.É mais fácil de se resolver questões administrativas quando você trabalha de forma preventiva.
    Fora isso. Reuniões informais,como por exemplo:Churrasco, um retiro de final de semana etc.Isso fala de relacionamento,e relacionamento gera comunhão e a comunhão gera unidade e a unidade gera resultado positivo tremendo para o reino de Deus.
    Como líderes temos lembrar sempre que: GERENCIAMOS COISAS, MAS, LIDERAMOS PESSOAS.Abraços !

  1. 22/07/2013 às 20:11

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 832 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: