Início > Devocional > Erros que um Ministro (de Louvor) não pode cometer

Erros que um Ministro (de Louvor) não pode cometer

Erros que um Ministro não pode cometer

 

Olá Personas,

Consegui um artigo muito especial para nós adoradores. Trata-se de 30 erros que um Ministro de Louvor não pode cometer. Este artigo foi escrito por Ronaldo Bezerra e foi solicitado uma autorização para que o mesmo fosse publicado em nosso Blog e o mesmo prontamente nos atendeu.

Ronaldo Bezerra é Pastor/Cantor/Compositor/Escritor e Líder nacional do ministério de louvor e adoração da Comunidade da Graça. Estarei em breve postando mais informações sobre sobre ele e espero que o admirem assim como eu.

Para acessar os demais guias para ministério/equipe de louvor, clique no link abaixo:

https://adoracaosemlimite.wordpress.com/ministerio-de-louvor/

Receba nossas atualizações através do Twitter (@AdoraSemLimite) ou por email através da opção “Inscreva seu Email”, no canto superior direito.

Não deixem de ler por completo este artigo. Tenho certeza que Deus tocará o teu coração profundamente.

Erros que um Ministro (de Louvor) não pode cometer

É importante entendermos algumas características da forma como as pessoas agem distintamente:

  • Tolo – comete erros, mas continua caindo nos mesmos erros. Insanidade é esperarmos resultados diferentes tendo as mesmas práticas;

  • Inteligente – comete erros, mas aprende com os próprios erros;

  • Sábio – aprende com os erros dos outros.

Se pudermos aprender com os erros dos outros é melhor, porém sabemos que nem sempre isso é possível. Errar é humano. Não podemos insistir no erro por não estarmos abertos para aprender com humildade, a fim de não cometer mais as mesmas falhas. Os erros que serão mencionados aqui servem para o nosso crescimento e amadurecimento no ministério.

Vejamos alguns erros que não devemos cometer:

1- Não se preparar musicalmente e espiritualmente para a ministração.

Devemos nos apresentar como obreiros aprovados. “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade” (2 Timóteo 2.15):

Aspecto espiritual

  • É necessário oração e leitura bíblica diariamente. A base de todo ministério é a oração e meditação. O que se pode esperar de alguém que não medita e não ora? A.W.Tozer disse: “Nunca ouça um homem que não ouve a Deus”. Um ministro que não ora e não medita, deixa de ser um homem de Deus para ser um profissional do púlpito. Se desejamos ter um ministério mais ungido precisamos entender que o endereço da unção está no altar.

Aspecto musical

  • É preciso realizar ensaios para que haja entrosamento;

  • Ter uma lista definida dos cânticos; quando forem novos, providenciar cifras;

  • Durante os ensaios a concentração deve ser total, evitando distrações, brincadeiras e conversas paralelas;

  • Esteja atento às orientações, arranjos, rítmica, andamento, métricas, etc;

  • Estude música. Muitas vezes a congregação “suporta” em amor a falta de técnica e afinação mínima dos que tocam e cantam.

2- Nunca preparar a ministração.

  • Devemos ter habilidade para improvisar, porém isso não deve ser a regra. Quando o ministro não faz a “lição de casa” acaba ficando fácil perceber, não há seqüência coerente nos cânticos, há erros nos acordes e na seqüência da música cantada, não há expressão, há insegurança, etc. Os que ministram de improviso demonstram não levar a sério o lugar que ocupam na obra de Deus. “Maldito o que faz com negligência o trabalho do SENHOR…” (Jeremias 48.10). O Espírito Santo não tem compromisso com ociosos, preguiçosos e displicentes. Façamos o melhor para o Senhor!

Continua…

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9

  1. Duarte Henrique
    23/06/2008 às 18:25

    As dicas são, de fato, muito boas. Se as colocarmos em prática, o louvor de nossas igrejas terá uma qualidade muito maior. Só não concordo muito com a questão de ficar colocando muitas músicas novas. O comentarista chega a indicar duas músicas numa única noite! Não acho muito aconselhável, principalmente numa igreja como a minha, Assembléia de Deus de Madureira. Eu penso que podemos, isto sim, investir nas “músicas antigas”, dando-lhes uma nova roupagem. Ademais, no tocante a músicas novas, o melhor é que sempre que formos ministrar, por algum período de tempo – que pode variar de igreja para igreja – as incluamos no “set list”, até a igreja ficar bem familiarizada com elas. Só aí devemos passar para uma outra música nova. A observação feita em relação a “simplicidade da música” foi perfeita… quem dera entendermos isso…

  2. rafael
    03/08/2008 às 18:00

    kara realmente muito obrigado
    tenho apenas 14 anos mas sinto desejo de louvar a DEus
    em uma banda
    mas n sabia komo agir
    por exemplo n me preparava espiritualmente
    muito obigado msm DEus te abençoe
    falows

    • 10/12/2009 às 15:49

      eu tbm tenho 14 anos, e isso é muuito bom… continue tendo esse desejo de louvar as Senhor, pq Ele vai t usar muuuito! euu sou da igreja Videira de caldas novas e vc é d qual?

  3. Esther
    06/12/2008 às 15:16

    Ola!!!acabei de ler este artigo,e avhei muito interessnte.sou lider de louvor,e sinceramente este acho que neste arti go tem coisas muito importante par um lider e gostaria de ler outros porque serve para o nosso crescimento ministerial e espiritual.valeu que Deus te abencoe grandemente.Graca e Paz.

  4. daniel de souza franco
    04/01/2009 às 17:15

    ola amados sou ministro de louvor da ibl/bh
    tenho 20 anos mas ja tenho uma enorme vontade de louvor a cada dia mais e esse deus tão tremendo
    faço parte do ministerio “chamados” e graças a deus apesar das lutas o senhor tem nos dado muito graça para levarmos a palavra de deus atraves do louvor, a todos aqueles uqe sede de justiça!
    deixo aqui um recado para todos os ministros” em tempos de guerra nunca pare de lutar” deus que usar cada um de nos para levar-mos o seu alimento aqueles q ue desejam viver extremamente na sua vontade!

  5. NATÁLIA HERU
    24/01/2009 às 21:16

    OLÁ PESSOAL!
    GRAÇA E PAZ! MUITO BOM ESSE ARTIGO, MÁS QUEM DERA FOSSE SÓ OS NOSSOS ERROS… POIS SINTO QUE TEMOS MUITO QUE APRENDER? POR EX: VOU APROVEITAR ESSE ESPAÇO E PERGUNTAR: OQUE ACHAM DESSE ERRO?
    QUANDO O MINISTRO DE LOUVOR ACHA QUE ESTAR NUMA EMPRESA E NÃO NUMA IGREJA, QUANDO FALTA AMOR, E ACHAM QUE É MAIS AGRADAVÉL A DEUS OUVIR SUA VOZ, OU VER O IRMÃO PERDIDO ACERTAR O CAMINHO… O QUE VCS ACHAM QUE DEUS QUER? TEMOS AGIDO COMO CAIM, MATANDO NOSSOS IRMÃOS, LEVANDO OFERTAS ERRADAS…OQUE É MAIS IMPORTANTE PRA DEUS? MINISTRO QUE ACHAM-SE DONOS DO MINISTÉRIOS IMPEDINDO OUTROS DE ENTRAREM…SE CONSIDERAM DONOS. OH PAI PERDOA-NOS!!! O QUE VCS ME DIZEM? O QUE FAZER QUANDO VC TEM CERTEZA DO CHAMADO DE DEUS, E VC É IMPEDIDA DE MINISTRAR NO TEMPLO(PORQUE A IGREJA SOMOS NÓS) QUE VC ESCOLHEU PRA ADORAR E SERVIR AO REI DA GLORIA?.
    QUANDO VC GANHA UM NÃO, DO LIDER?

    OBRIGADA,

    NATHALIA HERU SHINAIKDER

    • 20/11/2012 às 17:44

      A PAZ AMADA.BEM,ENTREI AQUI NESTA PÁGINA EM BUSCA DE EXPERIÊNCIAS MINISTERIAIS E VISUALIZEI SUA MENSAGEM..
      ESPERO QUE EU LHE AJUDE.MEU CONSELHO PARA VOCÊ COMO UMA MISSIONÁRIA E COMPOSITORA E …NÃO VEM AO CASO …É QUE VOCÊ SAIA DAS QUATRO PAREDES DA IGREJA E FAÇA EVANGELISMO ASSIM VOCÊ VAI TER ÊXITO EM SEU MINISTÉRIO POIS A NOSSA MISSÃO É GANHAR ALMAS PARA CRISTO JESUS .E ESTES QUE ESTÃO NO TEMPLO NÃO ESTÃO LÁ POR ACASO DEUS OS CAPACITOU COM CERTEZA E O PASTOR TEM VISÃO CLARA DO QUE O ESPIRITO SANTO ESTÁ MINISTRANDO ATRAVÉS DA ADORAÇÃO DELES.POIS NÃO É SOMENTE O CÂNTICO DIGO A LETRA E O INSTRUMENTO QUE ESTÃO ALI SENDO RECEBIDOS POR DEUS É A ADORAÇÃO QUE VEM DE QUEM AS ESTÁ ENVIANDO PARA ELE.A ADORAÇÃO NÃO TEM NADA HAVER COM VOZ BONITA ELA É UMA ENTREGA GENUÍNA DO CORAÇÃO DO HOMEM PARA COM DEUS.BUSCA,BATA A PORTA , INSISTA QUE A VITÓRIA VOCÊ IRÁ TER EM SEU MINISTÉRIO .AMÉM…

  6. 22/03/2009 às 14:44

    Boa tarde!
    Gostaria de responder a nathalia!
    Sou lider de louvor da minha igreja. Esse artigo esta sendo agora tema da escola biblica que ministro! Só este ano tive que dizer não a 7 pessoas que simplesmente tem muita vontade de louvar mas, simplesmente não nasceram pra estar na frente de uma congregação! concordo plenamente que Deus não ouvi musica e sim a voz do nosso coração! se essas pessoas que me procuraram querendo fazer parte do louvor da igreja e tivessem um minimo conhecimento de musica com certeza estaria no altar, mas, nem sempre é assim! Se o lider de louvor da sua igreja te disse não ele deve ter um motivo! pergunte a ele, faça um teste, tente ser aprovada espiritualmente e tecnicamente, nem sempre estar lambuzado de oleo significa ser ungido!
    lembre-se muitos são chamados mas poucos escolhidos, e lembre-se tambem que a ceara é grande e os ceifeiros são poucos, se não tem oportunidade de louvar no pulpito, evangelize, pregue, ganhe almas, mas não fique julgando pois isso não te leva a salvação! deixe Deus agir na vida do ministro da sua igreja, se você tiver razão quanto a ele com certeza irá mostrar!
    grato!

    • Bia
      20/07/2016 às 15:19

      Muito facil né quando não é vc que passa pelo problema, como sabe que uma pessoas nao nasceu para o altar ?!

      So por DEUS

  7. leandro
    29/03/2009 às 00:12

    sou um levita,meu amado irmao,tenho um pergunta a fazer muito importante para mim.louvo na igreja a 8 anos e sempre procuro dar meu melhor ao senhor,sempre sou o “reserva” quando precisam etou ali mas quando nao precisam nem me chamam,eu sempre fiz pois como disse faço para o senhor,mas me sinto mal em estar dentro da igreja que congrego e passar por isto,sou impedido de ministrar o louvor..tenho orado, jejuado..nao oro 1,2 ou 3 oras seguidas mas estou sempre em vigilancia como diz a palavra e orando uns 20 a 30 minutos por dia,pois meu trabalho é bem corrido mas faço sempre o melhor.esta é a minha pergunta!!!porq sera que sou impedido de ministrar e somente se lembrar de mim quando precisam..oq devo fazer?orar mais??nao sei,me ajude!!!obrgado.

    • Lilian
      09/04/2010 às 15:25

      Olá olha o que tenho para te dizer é que como ministro vc tem que ter um coração quebrantado, deixar Deus te usar quando ele quer, não se sinta o “Reserva” pra Deus não existe isso o que importa é o seu verdadeiro louvor é o que brota no mais profundo do seu coração, se estão ou não escolhendo quem ministra melhor é problema deles fike em paz com seu coração procure não desviar do alvo pois o que o inimigo das nossas almas quer e que perdamos o foco e criemos contendas e brigas dentro das nossas igrejas, ore a Deus para ele tirar isso de vc ok… sou ministra do louvor na minha igreja tbm, e lá temos escalas como são muitos ministros cada domingo é um e vem dando certo, ok.. bjuas

      • Lilian
        09/04/2010 às 15:26

        ok brgada

    • marcos
      15/01/2016 às 12:50

      minha querida irma, mudei de igreja a uns tres meses, onde eu estava congregando era tratado dessa msm forma q vc e, msm com capacidade p ir mais longe, eu sempre era o quebra galho,e isso me encomodava mt, e sempre orava ao Senhor p q isso fosse mudado, pois sempre procurava dar o meu melhor p a obra, entao, Deus ouviu minha oraçao, o q Ele fez? Criou ocasiao p q saisse da denominacao a qual eu estava q n me davam oportunidades, recebi um chamado p me congregar em outra igreja, e bom estou la a pouco mais de tres meses, embora ja tivesse td ministerio de louvor nessa nova igreja, consegui tbm fazer parte, e hj sou o presidente do ministerio e Deus tem me abençoado e ao grupo grandemente, me sinto ate mais leve td honra e Gloria p o nosso Deus. graças a Ele estou bem qnt a esse respeito, esero q Ele tbm abra portas p vc um abraço!!

  8. Ranna Kerolly
    21/04/2009 às 16:59

    A paz do Senhor, meus amados irmãos! Tenho 12 anos e, para a glória do Senhor, já fui ungida cantora; mas percebi que precisava aperfeiçoar o ministério que Jesus confiou em mim. Então, através deste artigo aprendi várias coisas que com certeza servirão para louvar e ministrar cada vez melhor para o Senhor Jesus. Glorifico o nome do nosso Deus por Ele ter me permitido ler este artigo.
    Estou muito grata!
    Fiquem na paz de Cristo!!!
    Ranna Kerolly

  9. Solange
    04/06/2009 às 15:11

    Oi,para todos a paz do Senhor!
    Sou liderada pelo meu esposo no ministério de louvor e caminhamos juntos.Tenho um certo tempo no ministério e na verdade agora ,mais do que nunca Deus me deu uma balançada.Ele está me pedindo entrega total!Ao longo de toda minha vida tenho projetos e mais projetos.Mas,ele está pedindo para que eu os queime no altar.E o que ficar vai ser da vontade dele.Entrega total!Sacrifício de louvor,confiança plena.Ele quer e tem que ser o primeiro em tudo.Se ele não for o primeiro.Ele não vai receber nossa oferta.É oito ou oitenta.Ele quer postura santa na presença dEle.Consagrar-se tem que ser por inteiro.Eis-me aqui Senhor.Esse artigo me tocou.

  10. cida
    19/07/2009 às 17:29

    Pra. Cida, graca e paz queridos!O artigo eh muito UNGIDO!!!!
    A Ministracao da Palavra de Deus eh o apsce de um culto de adoracao a Deus!
    Contudo o nosso espirito como “terra” eh preparado atraves da Ministracao do Louvor,caso o Ministro de Louvor nao seja aquela pessoa comprometida c/Deus e c/as devidas responsabilidades inerentes ao “cargo” tera que responder a Deus pela sua vida pois desempenhou sem zelo,relaxadamente e mais nao teve capacidade p/fazer discipulos,querendo assim literalmente ser “dono” do espaco,enquanto por vezes existem muitas pessoas que estao dispostas a pagar o preco que eh ADORAR A DEUS e NAO CANTAR! Deus nao esta recrutando cantores,mas “PROCURA ADORADORES QUE O ADOREM EM ESPIRITO E EM VERDADE” a tecnica eh importantissimo mas o COMPROMISSO DE ADORADOR EH INSUBISTITUIVEL! Deus os abencoe

  11. Lucas Marques Spiller
    07/03/2010 às 01:44

    adorei, teve coisas q estava precisando ouvir e Deus me mandou a resposta.
    Gloria a Deus.
    Agora assim, tenho umas musicas compostas por mim, musicas lindas mesmo.
    tipo não tenho banda, sou um dos munistros da minha igrega e queria que minhas musicas fossem reconhecidas e pessoas vinhessem a ser impactadas com as letras e claro que o evangelio de Deus fosse pregado atraves delas!
    Quero saber qual a opnião que você me da?

  12. Wandley
    07/03/2010 às 13:17

    Nuss
    Deus flw muito comigo através
    disso tudo
    eu tenho 17 anos e sou ministro de louvor
    que Deus possa Continuar usando poderosamente

  13. valdete
    23/03/2010 às 13:31

    A PAZ DO SENHOR . SOU MINISTRA DE LOUVOR
    É ALGO QUE O SENHOR TEM COLOCADOS NAS MINHAS MAOS
    E NOS QUE TEMOS ESSE CHAMADO PAGAMOS UM PREÇO MUITO GRANDE
    MAIS POR AMOR A CRISTO , AMOR A OBRA DE DEUS TEMOS QUE SUPORTA MUITAS COISAS
    MAIS O QUE FAZER , NO MUNDO TERAS AFLIÇOES
    QUERO DEIXAR AQUI ALGO PRA VC QUE ESTA PENSANDO EM DESISTIR DO SEU CHAMADO
    NAO DEIXE DE LOUVAR A DEUS POR NADA, A BASE DE UM MINISTERIO É ORAÇAO
    MUITAS VEZES FUI AFRONTADA POR QUERER ADORAR E MINISTRAR LOUVOR A DEUS
    MAIS EU CREIO QUE TODOS AQUELES Q QUEIRAN IMPEDIR O MEU E OTEU MINISTERIO NAO
    VAI PROSPERAR . NAO PREVALECERA , QUE DEUS ABENÇOE TODOS OS MINISTRO DE LOUVOR
    QUE REALMENTE QUEIRAN ADORAR AO SENHOR EM ESPIRITO E EM VERDADE

  14. rani
    18/04/2010 às 12:13

    olá, graça e paz não sabia que existia um blog tão bom quanto esse que nos motivasse, a acertar e nos edificasse, pois muitos blog e site só nos colacar p/ baixo amiei,bjs!!!!!!!!!!!!

  15. 20/05/2010 às 09:49

    Bom dia a todos,estava passando por alguns sites procurando algumas respostas de Deus pra minha vida.Ja se faz tres anos que faço parte do louvor da minha Igreja mas muitas vezes tenho pensado em desistir.tenho passado por tantas lutas e as vezes me sinto um peixe fora d’aguá…ñ tenho esperiencia com canto ñ acho minha voz bonita nem digna de louvar a Deus,la na igreja estmos em um grupo de 5 pessoas que pessoas q algumas sabem muito sobre musica e outras ñ sabem qse nada ja pensei em entrar num curso pra nelhorar minha voz mas infelizmente meu tempo ñ tem permitido pois ja estou fazendo 2 cursos e trabalho também…tem sido dificil conciliar trabalho estudo e as coisas de Deus mas jamais abandonei a casa de deus por mais q seja muito cansativo eu sempre estou la nos ensaios e cultos…so q muitas vezes ñ tenho uma motivação humana pois de deus eu sempre tive mas sou um ser Humano e tenho sentimentos aos quais tem se ferido devido a palavras mas de alguns sei q as vezes eles (proprio grupo)ñ tem a intenção de me ferir mas são palavras duras demais.Eu sempre dou o meu melhor mas nunk esta bom pra eles,sempre tem algo q ta ruim e isso as vezes me chatea pois ouvir elogias as vezes podia ajudar mas ñ eles so detonam…desculpa o desabafo mas tava precisando falar com alguém e ouvir conselhos por isso se alguém ai quizer me responder esse comentário eu ficaria muito feliz mas q seja uma palavra amiga de conforto pois tenho realmete pensado em desistir…muito obrigado pelo espaço e q deus os abençoe…um abraço a todos e aguardo uma resposta!!!

  16. EMERSON
    28/06/2010 às 20:42

    BELAS DICAS, PARA SER TER UM GRANDE MINISTÉRIO BASTA TAMBÉM TER COMPROMISSO E RESPEITO COM A OBRA DE DEUS,ESTÁ NA PALAVRA DE DEUS QUE MUITOS SE ESFRIARAM,QUE DEUS TE ABENÇOE E VLW!!!!

  17. 28/11/2010 às 22:16

    oi a paz do SENHOR para todos. eu acho que um líder de ministério de louvor deve valorizar cada pessoa que se tem no grupo. não se deve quando o que canta mais bonito cantar mais do que aquele que não canta tão bem assim. tem que ser tudo igualmente,valorizar a cada um do jeito que cada um é. por que até DEUS não faz ascepção de pessoas,não é mesmo? então pra que que a gente deve fazer ou faz? então reflitam sobre isso e fiquem com a paz do SENHOR JESUS CRISTO!!!

  18. Ana Maria
    04/12/2010 às 09:17

    Conheço Ronaldo pessoalmente de alguns encontros que fui e ele estava lá ministrando. É um servo usado por Deus. recebo constantemente seus estudos em meu email e sou constantemente edificada. Ministro louvor na casa de Deus há quase 20 anos e posso dizer que esse estudo é bastante esclarecedor. Os levitas tem que se capacitar em todos os sentidos, tanto tecnicamente quanto espiritualmente. O salmista diz: louvai com arte e júbilo. Ouvi uma palavra do Pr. Sóstenes na qual ele disse (sintetizando)que unção e técnica não se separam, pois se vc quer ser usado com ução, se prepara para isso. Que estejamos cada vez mais aptos a sermos usados pelo Senhor.

  19. Edilaine
    01/06/2011 às 10:57

    Paz, Saúde e prosperidade a Todos…

    Nossa esse artigo mecheu nmuito comigo, pois estava precisando muito de uma resposta de Deus.

    Sou da igreja Casa da Benção de Deus, faço parte do ministério de louvor, mas acontece qe tenho muita vergonha de ministrar, e só ajudava no back… e o Senhor Jesus so cobrando de mim… e nada…

    Mas um certo dia e minha lider chamou todos os membros do Grupo e fez uma peqena reunião…e o foco da conversa foi…TUDO DO GRUPO VÂO MINISTRAR…

    Aii ja fikei preocupada, e até fiz uma brincadeira qe ñ iria continua no grupo e iria fika no dep. Infantil…

    Agora vou ter qe ministra de qualquer jeito…tenho minha vida no altar do Senhor…o qe me atrapalha mas é o medo e a vergonha…

    Mas em nome de Jesus tudo isso vai cair por terra e apartir de agora qe eu li esse artigo vou deiixa o medo e a vergonha pra lá…

    Deus abençoe

    Levita Edilaine

  20. Esther Teixeira da Silva
    11/06/2011 às 12:29

    precisamos ver os levitas bem vestidos pois eles parecem não perceber que são a luz que vemos….

    • 27/03/2012 às 11:17

      Não concordo.É certo que nós louvoristas temos que nos portar com ordem e descencia não só dentro da igreja,mas em todo o nosso viver,mas quero lhe ressaltar uma coisa: Não busque perfeição no homem,pois o homem é falho.Faça como Paulo que:”Sejam meus imitadores como eu sou de Cristo.”Muitas pessoas perdem sua benção por que ao invés de buscarem a Deus ficam reparando os outros e cupam os louvoristas por não sentirem a presença de Deus na hora dos louvores,ora,não são só os louvoristas que são o sal e a luz do mundo,mas sim toda a igreja do Senhor!!!
      Não me leve a mal em nome de Jesus,a final somos todos servos de Deus!!!

  21. Alexandre Batista
    20/07/2011 às 08:56

    Fui extremamente abençoado pelo artigo e alguns comentários aqui postados, que Deus abençoe e guarde a todos nós ministros, que desça sobre nós uma unção diferenciada a todo momento em que formos ministrar o louvor e que não ousemos nunca tocar na arca do Senhor, o dom é dado por ele e é para ele somente o louvor e a honra. Abraços

  22. william alves
    10/08/2011 às 21:59

    Esse estudo é muito importante para todos os musicos cristãos que teem a dificuldade no ministerio de louvor, pois onde falta tempo, sobra desculpas para fazer a coisa certa.

  23. Renata Xavier
    14/08/2011 às 21:38

    Estava procurando algo que pudesse ajudar-me na liderança do louvor, e esse estudo vai ser muito edificante para mim e para meus liderados. Deus abençoe…Renata (IECOIN)

  24. 02/09/2011 às 02:31

    EQUIPES DE LOUVOR – NOÇÕES TÉCNICAS DE ARRANJO
    Usando instrumentos no culto (publicado originalmente na Revista Louvor – JUERP – 2011)

    “Eu já sei tocar todas as notas, agora em um solo procuro a ausência delas” (Miles Davis)

    Neste artigo temos uma noção muito interessante sobre arranjo.

    Recomendo:http://www.letrasonora.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=119:instrumentos-no-culto&catid=51:instrumentos-a-culto&Itemid=164

  25. Danielton Lima da Costa
    02/10/2011 às 10:59

    Muito bom este estudo. Valeu. Excelente.

  26. Danielton Lima
    02/10/2011 às 11:16

    ótimo conteudo de aprendizado para ministros.

  27. 27/03/2012 às 11:05

    Eu gostei de tudo o que foi postado e creio que Deus irá abençoá-los de grande maneira,pois eu estava precisando de orientações e este guia me ajudou bastante.
    A paz seja convosco!!

  28. rosalia macedo
    31/03/2012 às 15:41

    Galera de Deus muito obrigada por essas dicas pois colocando-as em prática tudo ficará perfeito para o nosso Deus, aprendermos o certo é muito bom porque Deus se alegra em nos ver tao bem e dando o nosso melhor a ELE. Que Deus continue á abençoar cada um de vocês,Eu tenho 14 aninhos e já tenho um cargo na minha igreja como “Adoradora do Senhor” me alegro muito, mas precisava entender melhor o que é e como é.A paz do Senhor seja sobre todos hoje e sempre,Amém.!!!

  29. Milka luiza
    24/04/2012 às 17:00

    Realmente muito bom.que Deus os abençoe ,

  30. Marcele Leal
    11/06/2012 às 16:08

    Muito bom!!!

  31. Beth minarro
    12/06/2012 às 02:40

    Amei as dicas me mandem mais por favor

  32. fabio
    18/06/2012 às 17:29

    Primeiro um musico tem que ser um levita, e um levita é um Servo, Acima do seu chamado ele é servo da casa do Senhor, se um Musico não gosta de cuidar dos utensílios da casa do Pai, como Limpar uma Cadeira, Limpar o Banheiro, ele não é levita, Jesus veio para Servir. Concordo sim com a Postagem, sou Lider de Louvor e Muitas Vezes Pessoas sobem no Altar do Senhor com convicção de se Apresentar e não de Adorar, e nós como Lideres temos que ter a sensibilidade do Espirito Santo, para minitrar estas pessoas de forma que elas não venham apresentar algo como o fogo estranho, no Altar, Lembre-se dos Levitas filhos de Arão.

  33. REGINA
    07/08/2012 às 14:29

    Daiane, eu entendo vc, alguns anos atrás entrei em um grupo de louvor onde os músicos os back erram praticamente profissionais, me sentia assim como vc, a própria líder disse para mim ore vê se este e realmente o seu dom. Naquele momento eu fiquei muito mal, questionei a Deus algumas coisas, mas o senhor disse não desista, fiquei lá ate o tempo de Deus, eu sabia que este era o meu chamado de adoradora, eu não me conformei com aquelas palavras e fui buscar mais e mais e mais, fiz aulas de canto, aulas de afinação enfim…eu busquei, e o senhor me capacitou, hj com o pouco que aprendi , passo o meu conhecimento a uma jovem que é líder de louvor , onde o senhor nos colocou para ajudar. Quem desisti, não confia na promessa, siga em frente. uma dica ; ouça os louvores quantas vezes for preciso, se tem chamado então ouça louvores constantemente, seja eclético ouça todos os ritmos!! bjus e fica com DEUS..

  34. 13/09/2012 às 09:38

    eu gostei muito e quero aprender e praticar isso no meu coração como é maravilhoso adora nosso deus fazer sem critica adora ele sem limite gostei quero mais

  35. sandra
    03/11/2012 às 22:21

    a paz do senhor!eu gostei muito do q aprendi,tambem faço parte do ministerio de louvor da assembleia de Deus ,eu sou ministro de louvoe,e aprendi muito com esse ensino.Que Deus o abençoe Deus é maravilhoso.

  36. Thaís Oliveira
    07/11/2012 às 15:41

    Noooosa Mto bom gnt….
    Temos que ter toda a preparação para oferecer o nosso melhor a Deus.
    Quantos ministros estão aí sem sequer meditar na palavra todos os dias, isto é lamentável.
    Essas palavras podem ajudar mtas pessoas q estão entrando agora no ministério de louvor e tbm as que que jah estão para aprimorar cda vez mais…que Deus continue abençoando!!!=)

  37. Saullo Oliveira
    23/02/2013 às 18:09

    Kara, eu me sinto muito abencoado com todas essas informacoes.
    Realmente é um desafio inovador e q pode nos levar a um nivel de maior sucesso em nossos ministerios.
    Vou levar pro meu grupo!!

  38. neuza da silva
    05/08/2013 às 18:49

    Amei as informaçoes , estou em procura de fazer o melhor,.Obrigado por abri meus olhos em alguns assuntos. \a paz

  39. 11/09/2013 às 16:06

    Oi gostei muito desse artigo me ajudou a desenvolver melhor meu talento na igreja e passar a mensagem para os irmaos.
    Obrigado.

  40. Camyla Izabel
    16/09/2013 às 17:39

    Ola Amados(as). Estou afastada do evangelho do Senhor, e estou muito indecisa entre o mundo e Deus. Sei que Jesus é o caminho correto, mas as retaliações da vida tentam me ofuscar. Estou assim, mas eu não sou assim. Era ministra de louvor, muito adorada por todos na igreja onde congregava. E estou buscando, tentando voltar aos poucos. Mas vocês sabem que quando um é escolhido, muitos se levantam para derruba-lo. Peço oração a todos que lerem esse meu comentário. Adorei esse pequeno estudo sobre o louvor, e acredito que me fortaleceu um pouco. Desde já agradeço a todos! Fiquem na paz do Senhor ;*

  41. Um adorador triste
    21/02/2014 às 00:40

    Na igreja que frequento ja faz 3 anos que são as mesmas musicas, não há ensaios e antes do louvor é um barulho só, um arranha a guitarra o outro bate aleatoriamente na bateria, o outro dedilha o teclado e ainda o outro assopra o sax e isso e como eu era lider de louvor em uma outra igreja isso me incomoda, causando até mesmo desanimo em mim e na maioria dos membros e quando questionamos o porque não ensaiam musicas novas, o pastor que é irmão do lider do louvor diz o chavão ” O CULTO NÃO É PARA AS PESSOAS É PARA DEUS, ENTÃO NÃO TEMOS QUE AGRADAR AS PESSOAS” e o lider de louvor diz que não ensaia porque não tem tempo ensaiar porque trabalha demais e que nem mesmo tem um radio no carro para ouvir musicas. e todo ano continua o mesmo lider de louvor e nós que vamos para a igreja ja até sabemos o que vai cantar do inicio ao fim. e não há renovo em nada é como uma reunião qualquer sinto muita falta da alegria que sentia no louvor. #muitotristeisso.

  42. MARIANACARDOSO
    03/12/2014 às 16:39

    oi eu gostei muito do que eu li foi muito bom eu amo o que faço realmente é para DEUS mas temos que fazer o de melhor para o SENHOR JESUS, A IGREJA QUE ESTOU INDO É PEQUENA MAS NÓS SOMOS MUITO HUMILDE PORQUE ALI NÃO É NOSSO TUDO QUE TEM E O QUE FAZEMOS ALI É PARA O SENHOR JESUS SÓ TEMOS É QUE SE DEDICAR MAIS

  43. Maurício
    19/07/2015 às 01:37

    QUANTAS PALAVRAS DE MOTIVAÇÃO , MAS DE SALVAÇÃO SÃO POUCAS QUE PENA MUITOS MORRENDO NAS DROGAS, DEPRESSÃO, FOME, MISERIA, E POUCOS FALANDO DE SALVAÇÃO
    * CHEGA DE HIPOCRISIA E FALAR BONITINHO MAÚ MAÚ *

    PROJETO SEMEAR

  44. Marinalva pereira Reis
    30/07/2015 às 04:00

    tremendo este estududo edificou muito minha vida

  45. 24/09/2015 às 17:13

    Hinos, louvores e barulho.

    Ivone Boechat

    Antigamente, quando alguém passava na rua poderia ser alcançado pelo poder de Deus, ao ouvir a Igreja cantando um hino inspirado, com letra simples e profunda. Sempre a Igreja usou instrumentos musicais: violino, órgão, piano, ou acordeom… Quantas pessoas se converteram… ouvindo um hino, um coral, a música inspirativa ? Hoje, quem passa pela rua ou por fora do templo, não consegue ouvir nem a igreja cantando, coitada, ela até se esforça, grita, fica na ponta do pé, se esgoela, mas não vence o som altíssimo da bateria, estrondando e balançando lustres e vidraças, com 90 decibéis. Quem sabe até despencando o telhado.

    Os educadores andam sobressaltados com tanta coisa que se esbarra na formação da futura igreja. Ela está aí e não venham dar a desculpa que não convence: “para conquistar os jovens é preciso liberar tudo, heresia na letra, barulho ensurdecedor, dança, som de danceteria, coreografia, porque o mundo está perdido e é preciso ceder”. A educação tem recursos para ajudar a por as coisas em ordem. Não precisa se contaminar com o mundo nem adoecer todo mundo com tanto barulho.

    Os evangélicos têm hinos perfeitos, lindíssimos e inigualáveis e alguns “cristãos modernos” ficam esnobando esse acervo, chegando ao cúmulo de discriminarem e até substituírem os maravilhosos e inspirados hinários por “louvores” mal feitos, sem pé nem cabeça. Acham que louvar é fazer muito, mas muito barulho…! Quando se usa o som acima da capacidade auditiva, desequilibra, irrita e…pode até matar. Quem usa marca passo não pode ir à igreja. Os idosos estão sendo expulsos, as crianças, coitadas, sofrem…, e haja tímpano. Os cultos ultrapassam a 80 decibéis! Muitos irmãos não agüentaram e desapareceram dos barulhões que antecedem ao culto. Chegam mais tarde! Ou nem chegam.

    “A minha casa será chamada casa de oração”. Mt 21:13

    O ambiente na igreja deve ser próprio para a comunhão, para a oração, sim, para o louvor e não para um show que desarmoniza, incomoda, desprepara o cérebro para receber a mensagem. O cérebro desorganizado não está apto para gravar nada.

    Por onde andam os corais infantis? Cadê os quartetos que cantavam nas Igrejas? Cadê os hinos lindos tradicionais ? Há igrejas que nem evangélicas são que estão tomando posse dos hinos do cantor cristão, da harpa e outros nossos hinários tradicionais, e afirmando que são hinos deles. Que eles cantem, tudo bem, cantemos juntos ao redor da terra, mas nunca, porque nós os desprezamos ou substituímos o belo pelo desarranjo.

    “Parece-vos pouco o fatigares e provares a paciência dos homens? Agora quereis também abusar da paciência do meu Deus?” Isaías 7:13

  46. 29/09/2015 às 18:37

    A influência da música na saúde mental
    Ivone Boechat

    A música se destaca dentre as expressões artísticas, desde os primórdios da narrativa bíblica. No século VI a.C, Pitágoras afirmava: “A música e a dieta são os dois principais meios de limpar a alma e o corpo e manter a harmonia e a saúde de todo organismo”.
    Nada no planeta escapa aos efeitos da música. Ela interfere em tudo: na digestão, na produção de secreções, na circulação sanguínea, nas batidas cardíacas, na respiração, na nutrição e nas inteligências.
    O alemão Tartchanoff, especialista nos fenômenos cerebrais, provou que “A música exerce poderosa influência sobre a atividade muscular, que aumenta ou diminui, de acordo com o ritmo, o volume, o estilo”. Os sons são dinamogênicos, isto é, aumentam a energia muscular em função de sua intensidade e ritmo. Ou o inverso: a música pode paralisar. O uso errado da música encurta a vida e, corretamente usada, ajuda a preservá-la. As batidas cardíacas podem ser reguladas ou transtornadas pelos sons musicais. O rock, por exemplo, faz mal à saúde física e mental, e vicia tanto quanto qualquer droga química. Um rock-dependente submetido a um tratamento de desintoxicação mental demora muito para curar a desarmonia no seu metabolismo.
    Já os ritmos harmoniosos são estimulantes, sedativos, ajudam a recuperar o sono e fixam a memória. A medicina usa a música na terapia de partos, cirurgias, tratamentos dentários etc. Empresas de saúde entretêm pacientes em sala de espera com música suave, neutralizando a ansiedade.
    Médicos de Los Angeles, EUA, selecionam músicas para relaxar no tratamento de pacientes com dores. No Brasil a música é usada na assistência a doentes terminais.
    Há muito se sabe que a música estimula a produção no trabalho. Em restaurantes, se inteligentemente usada, ela estimula o apetite, o romantismo, a confraternização, as comemorações. Nos quartéis, desperta o espírito cívico. A Bíblia conta, por exemplo, que o rei Jeosafá usou um grandioso coral e uma banda de música para intimidar o inimigo (II Cr 20). Ganhou a batalha!
    Shakespeare dizia que a música: “Presta auxílio a mentes enfermas, arranca da memória uma tristeza arraigada, arrasa as ansiedades escritas no cérebro e, com seu doce e esquecedor antídoto, limpa o seio de todas as matérias perigosas que pesam sobre o coração”.
    Para cada ambiente há ritmos, sons e volumes apropriados. Porém, o volume acima de 60 decibéis, segundo órgãos internacionais de saúde, pode causar espasmos e lesões cerebrais irreversíveis. Mais de 90 decibéis, e o excesso sonoro e rítmico calcificam parcialmente o cérebro, bloqueando a memória. A mensagem externa não pode ser gravada, porque a química está alterada pelo excesso de adrenalina.
    A epilepsia musicogênica resulta do excesso de ruídos musicais, incluindo convulsões. A lesão produzida pelo mau uso do som pode até matar, se a vítima não for adequadamente tratada. Desde o quarto mês de gestação, os bebês já podem perceber a agressão externa pela inteligência corporal. A ansiedade de uma grávida onde o som ultrapassa os limites humanos de segurança é percebida e registrada pelo feto.
    Hoje, muitos jovens têm problemas de audição comuns em idosos, o que explica o volume exagerado de músicas em festas e cultos. Isso leva a sons cada vez mais altos. Outros efeitos negativos são irritabilidade, memória confusa, baixa aprendizagem, baixa autoestima, insônia, cefaleia, vômitos, impotência, morte etc.
    Na Alemanha, um estudo revelou que 70 decibéis sistemáticos de “música” causam constrição vascular – mortal, se as artérias coronárias já estiverem estreitadas pela arteriosclerose. Quem usa marca-passo deve fugir desses ambientes! É comum o mal-estar súbito em pessoas durante festas em que a música, ao invés de ser um bem passou a ser arma. É uma questão de saúde pública!
    Se usada com equilíbrio, a música sensibiliza, entusiasma, fortalece a memória, consola, tranqüiliza, desperta a atenção, mobiliza inteligências…
    A música deve ser usada inteligentemente, como recomenda um dos maiores músicos da antiguidade, Rei David: “ Pois Deus é o Rei de toda a Terra; cantai louvores com inteligência.” Sl 47:7 .
    Nos céus de Belém, anjos cantaram naquela noite em que a Internet de Deus se abriu à humanidade, em sons harmoniosos e o data-show celestial revelou “… novas de grande alegria…” Lc 2:10

    Extraído do livro A família no século XXI 1ª edição Reproarte 2001 RJ

  47. 29/09/2015 às 18:38

    Ministro de música

    1. Toda pessoa tem o direito sagrado de frequentar os cultos e atividades da igreja e de sentir muito feliz, sereno, confortado, em qualquer idade.

    2. O ouvido tem alta sensibilidade e suporta confortavelmente, por uma, duas horas, no máximo, 50 decibéis. Passou disso, além do mal que faz à saúde, incomoda muito.

    3. Todo instrumento pode ser usado no louvor, mesmo sabendo que há aqueles próprios para o culto.

    4. Culto não é show.

    5. Não existe hino ou música velhos.

    6. É preciso selecionar hinos próprios para cada ocasião, com mensagem, poesia, melodia, harmonia, ritmo. Ritmos assincrônicos desorganizam a química cerebral. Derrubam pessoas e até muros. Josué 6:20 Juízes 7:18

    7. Fundo musical durante o culto não pode interferir, desconcentrar, incomodar; use-o com muita inteligência. Ninguém suporta um teclado dedilhado pra lá e pra cá, aleatoriamente.

    8- A música tem o poder de mobilizar as estruturas mentais.

    9- Culto animado não é sinônimo de barulho. Reverência, participação, adoração, comunhão, consagração, apontam para o equilíbrio. O templo não é um lugar sombrio, triste, com silêncio sepulcral, é um espaço de alegria, louvor, transformação, decisões.

    10- Se você faz parte da equipe de músicos, nunca fique se distraindo e brincando com os instrumentos no altar, após o culto.

    “E Quenanias, príncipe dos levitas, tinha cargo de entoar o canto; ensinava-os a entoá-lo, porque era entendido nisso.” 1º livro de Crônicas 15.22.

    Ivone Boechat

  48. cristina fernandes
    16/06/2016 às 23:17

    se a palavra de deus diz todo aquele que tiver folego louve como podem escolher quem fica no grupo e quem nao pode ficar por favor me expliquem

  49. 09/08/2016 às 10:08

    Agradeço a Deus por esse canal de veículo de comunicação que me ajudou a esclarecer alguns pontos de minha vida.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: