Início > Devocional > Adoradores ou Alienados?

Adoradores ou Alienados?

Saudações,

Já faz um bom tempo que venho refletindo sobre a “onda de adoração” que tem invadido nosso país nos últimos anos. Não quero ser ácido, mas compartilho agora com vocês algo que tenho percebido nessa “onda”. Ainda que de modo equivocado, a adoração nas “igrejas” de hoje está muito ligada a área musical, mais especificamente ao “louvor”, ou “equipe de louvor”, “ministério de louvor” etc. Pois bem, assumamos que seja assim. Todavia, ao observar as letras e o estilo adotado na “adoração moderna”, infelizmente sou levado a concluir que, na verdade, na maioria das vezes, não estamos falando de adoradores, mas sim de pessoas alienadas, ou seja, distantes da realidade, muito embora, muitas vezes, sejam bem intencionadas. Então você me pergunta: “por que você faz essa afirmação Duarte?”, eu lhe respondo baseando-me no dois pontos citados acima, isto é, letra e estilo dessa “adoração”.

Não quero citar nomes de ministérios, vocês sabem bem quais são os mais “badalados”, mas façamos uma análise geral primeiro das letras. Por exemplo, muitas dessa letras falam de “paixão”, seja por Jesus, Deus etc. Ora, isso é um equívoco grosseiro, pois a paixão é um sentimento ligado ao corpo, a carne, e não deve ser direcionado a Deus ou Jesus. Nós devemos amar a Deus. Eu me apaixono por minha namorada, noiva e esposa e não por Deus ou Jesus. Não é a toa que expressões tais como “toque”, “beijar teu rosto”, “te ver”, “te abraçar”, dentre outras, tão comuns num relacionamento afetivo, também estejam presentes nas letras desses ministérios. Deus é espírito, e é assim que devemos adorá-lo (Jo 4:24). Ainda em relação as letras, um outro aspecto que merece destaque é a complexidade teológica de certas letras. Cito um exemplo:

Quem quer a glória traz a arca
Quem quer o fogo traz sacrifício
Quem quer a vida que suba a cruz
Quem deseja o favor do Rei
Toca na ponta do altar

Continua…

Anúncios

Páginas 1 2 3

  1. Dário Estevão
    24/07/2008 às 10:51

    Duarte,

    Meu amigo… É por isso que eu gosto dos seus estudos… São bastante polêmicos e desperta em nós a vontade de argumentar.
    Com certeza o que você falou aí não é uninamidade para mim e nem para todos. Mas o que disse me despertou a pensar em algo que não tinha parado para pensar ainda. A questão de letras com significado de vingança, baseadas na lei mosaica eu não tinha pensado bem em relação a isso. Muito boa a sua colocação.
    É por isso que eu quando for compositor só vou criar música de louvor e adoração a Deus… eheheheeh pronto… só vou cantar o que Ele é e os seus feitos em nossas vidas.
    Não deixe de continuar contribuindo para o nosso blog.

    Abração

    • clayton
      16/07/2014 às 01:57

      Vou estar de olho nas suas composiçoes viu irmao falar e facil quero ver fazer fica na paz.

  2. Thiago Borges
    24/07/2008 às 13:06

    Duarte,

    Primeiro, parabéns pelo artigo que embora polêmico ficou muito bom. Uma verdadeira dose de reflexão para aqueles que pensam que adorar é apenas cantar ou tocar.
    Embora o artigo não seja unanimidade, muitos dos pontos abordados são verídicos dentro das igrejas de modo geral. Quero deixar em evidência três (dos vários) pontos importantes em observação.

    Primeiro:
    Atualmente ser “evangélico” e “adorador” está na moda. O pior é que o segundo é algo muito sério e profundo e está sendo usado de forma leviana por vários movimentos “pós-modernos”.
    Adorar é um estilo de vida, ou seja, é viver para Deus em verdadeira justiça e santidade. Paulo diz o seguinte:
    Rm 12:1 – Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
    Em outras palavras, para adorar a Deus devemos apresentar nossos corpos em santidade diante de Deus.

    Segundo:
    Como coloquei no início que adorar não é apenas cantar ou tocar. Você pode ser um adorador sem saber cantar ou tocar. Existe ‘N’ formas de adorar a Deus diferentes das citadas acima. Entretanto, criou-se um idéia errônea de adoração vinculando a mesma a gestos como, por exemplo, chorar, gritar, correr, dançar. O que não é verdade. Pode-se adorar a Deus em silêncio, com gemidos, com lágrimas, em espírito. Vale ressaltar que os gestos citados acima podem ser sinais de adoração, mas não são necessários para que a mesma aconteça.

    Terceiro:
    Alguns acham que para ser adorador basta seguir uma receita de bolo e pronto … diploma em adoração. Isso não é verdade, por que sabendo que adoração é estilo de vida e a vida não possui regra para ser vivida (há não ser que temos que viver para Deus) então não existe uma receita de bolo. João diz o seguinte:
    Jo 4:23-24 – Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
    Pr. Silas Malafaia disse o seguinte: “Muitos buscam a Deus, mas Deus busca alguns (adoradores)”, ou seja, muitos se dizem, ou se acham, adoradores, mas Deus está em busca (a procura) de adoradores. Penso o seguinte:
     Viver em adoração é viver em santidade;
     Viver em santidade é negar a si mesmo;
     Negar a si mesmo é pagar o preço;
     Pagar o preço é dever de todos, mas poucos estão dispostos. Aqui está a grande diferença.

    Por fim, para não ser longo demais, uma coisa é certa devemos adorar a Deus.

    Abraço para todos.

  3. Roberto
    26/07/2008 às 15:16

    Garotadinhas do meu país salvo tupiniquim,

    O Duarte chamou atenção para pontos importantes, e creio até que, por falta de espaço, não abordou outros, entretanto, é pertinente lembrar que essas músicas têm um público que precisa delas (não todas, claro). Em certa altura do texto a colocação do exemplo foi infeliz. “Quem me prometeu é fiel para cumprir”. No mundo teremos aflições, mas Cristo venceu o mundo; para que tenhamos paz nEle (Jo 16:33). Lembre-se que enquanto o preletor fica falando da vovó que faz cafezinho, tem neto que desrespeita e agride. E além disso, ouso dizer que falta a música para o próximo passo, uma vez saradas as feridas, o que resta? Voltar e ficar a ouvir o grupo de rappers que fala das drogas? Nosso testemunho deve ir além da nossa conversão, deve alcançar a maturidade com direito a todos os atributos que Paulo diz várias vezes em suas cartas.

  4. joselio viana
    18/10/2008 às 11:14

    PORQUE OS PROTESTANTES NOS ODEIAM TANTO?

    Deus condena imagens de idolos e falsos deuses, te pergunto, seu Senhor e meu Senhor Jesus Cristo e um falso deus?Claro q não, Deus proibe imagens de falsos deuses, mas Ele manda fazer imagens,(Exodo 25,18-22; Exodo 37,7-9; Numero 7,89 – 21,4-9 ; 2Samuel 6,2; 1 Reis 6,23-35; 2Cronicas 3, 10-14; Ezequiel 41, 17-20 e 43,4-6), o problema, não e as imagens e sim o anti Catolismos que existe dentro do protestantismo q esta levando muitos irmãos evangelicos para o lado do pensamento dos fariseus, “pode o servo ser maior q seu Mestre?”, se seu Senhor e meu Senhor Jesus Cristo foi perseguido, porque a Igreja que Ele fundou não seria? E mais, Ele disse ” Eu edificarei a minha Igreja, observe Ele fala no singular e não no plural, com a mentira q os espiritos malignos protestantes colocaram em muitos corações evangelicos, será dificil convence-los, mas para Deus nada e impossivel.
    Obrigado meu Deus pela perseguição a Santa Igreja catolica.
    So uma coisinha, Martinho Lutero apareceu 1500 anos depois da Santa Igreja Ser fundada por Jesus,
    entao amados irmãos voces tem q ser agradecido por o Brasil ser um pais Catolico, tenta evangelizar os mulçumanos, indus e muitos outros para ver o que acontece, vai na China Evangelizar, a Igreja Catolica esta seguindo o que Jesus mandou, ” se algem te bater numa face ofereça a outra”.
    E Ana Paula continui assim.
    Amém!

    • NIlsa
      12/12/2009 às 23:41

      Aceiot a crítica de que muitos evangélicos extravazam no comentários acerca da igreja católica, se expressam muito mal, mas não seja ingênua em cahar a igreja católica uma santa, lei a história e veja quanta hipocrisia existe, tanta meodiocridade , ganãncia e tantas feias que acontecream, históricamente o papa João Paulo 2 foi o que mais pediu desculps pelos granes errros dop passados Trminei sendo grosseira , desculpe a igreja catolica é uma as mais pervesas

    • Renato
      12/07/2012 às 22:32

      Fui católico por seis anos, me converti ao protestantismo devido ao questionamentos que me fiz a partir da leitura da Bíblia.

      Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
      1 Timóteo 2:

      E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
      Hebreus 12:24

      Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro.
      Gálatas 3:19

      (O vesiculo abaixo é para reflexão com relação aos que o senhor citou acima)
      E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.
      Hebreus 9:15

      Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
      1 João 2:

  5. André Bastos
    02/02/2009 às 19:54

    Acredito q a maioria é alienada mas isso é só a minha impressão, pois isso aí cabe somente a um jugar, Deus.
    ———————————————————-

    joselio viana (11:14:58) :

    PORQUE OS PROTESTANTES NOS ODEIAM TANTO?

    ——————————————————-
    Talvez alguns odeiem, o q n é o meu caso! Tenho poucos amigos e osquatro são de religiões completamente distintas e um é ateu.
    E só uma coisa amigo joselio, pesquise mais antes de reproduzir sons q saem das bocas de outro, pois eu te deixo as seguintes questões p vc pesquisar:

    1-Vc fala q os protestantes vieram dos catolicos com Lutero, blz?!E de onde veio a igreja catolca???Vc sabia q ela veio de uma “fusão” entre os verdadeiros cristãos e Roma???Vc sabe quem foi Constantino e o q ele fez a unir rituais de adoração de diversos povos com os cristãos com intuito de poder ounir os estados dominados por roma?Sabe como ele corrompeu o verdadeiro cristianismo???Leia apocalipse e Romanos, hebreus e veja como era o culto cristão antigo e o q foi criado depois!

    2-Quando jesus mandou pregar o evangelho a toda criatura, ele n pediua a “santa igreja” p q ela matasse milhoes de pessoas se elas n aceitassem a palavra de deus n!N pediu p queimar ninguem!Nem torturar.Como muitos fizeram antes.Nem muito menos pediu p impor nd e nem ter raiva como muitos “irmãos Evangelicos e Catolicos tentam fazer hj em dia em suas “missões”.

    3-A maioria ou uma parte( sei lá n tenho dados) dos protestantes de hj n tem interesse nenhum interesse no verdadeiro evangelho de cristo.Eles n lembram q cristo n tinha e nem pedia dinheiro a ninguem, n fazia propaganda dos milagres( pesquisem e verão q alguns discipulos tinha doenças e n foram curados), n era preconceituos.Hj temos “crentes” q mandam em Deus e querem ficar ricos, querem ser curados ou famosos e por aí vai e se esquecem do principal, q é a mundança, riqueza, cura, da alma!

    Antes q pense mau sobre o q disse eu n tô culpando ninguem de hj pelos erros dos outros no passado!Só quero q antes de ficar afirmando coisas do passado lembre realmente o q ocorreu e faça diferente hj tanto católicos quanto protestantes!

  6. leonardomartins
    21/09/2009 às 13:26

    Isto é uma realidade no “cristianismo moderno”. Gostaria só de saber o que você faz para atrair comentários educados como esse porque no meu caso… e olha que meu artigo fora menos polêmico que o seu!

    Dê uma olhada será um prazer receber você(s) em meu blog.
    http://leonardomartins.wordpress.com/2009/08/24/os-ministerios-da-moda-nomes-de-ministerios/

  7. 02/06/2010 às 15:20

    REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
    Urge difundirmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós. – Regozijemo- nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

    (MC.14.41) – Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem Imortal, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet (Editora Biblioteca 24×7). E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta…

  8. MOISÉS
    08/09/2011 às 01:31

    É importante resaltar que em algumas partes do seu texto,você foi infeliz. Não sei se você é pentecostal, batista renovado, tradicional, adiventista, ou oq … o mais importante é que você falou de letras, comportamentos, emocionalismo.e se esqueceu daqueles que falam mau dos outros, que apontam os defeitos dos outros e etc.
    acredito que seja pentecostal como eu. nós pentecostais temos o terrivel abito de acharmos que somos melhores que os outros, que somos mais espirituais e que um culto deve ter muito pula, pula,(vou usar o termo que você mesmo usou “linguas estranhas” porque a biblia fala de linguas e mistérios espirituais, acho que linguas e mistérios estranhos você encontra na macumba não na igreja). mas a verdade é que quando você usa um espaço como esse para fazer jugamento de musicas como a marca da promessa, e poderoso Deus por se repetirem quando cantadas… porque você achar errado repetir que o meu Deus é poderoso e que a minha alma anseia por ele… cara todas as veses que canto isso pode ser por 10 minutos ou mais, me sinto cheio e revestido de poder, o senhor renova minhas forças para proseguir a caminhada firme, bem diferente de quando passava os mesmos 10 minutos cantando “mas cadê, mas cadê, mas cadê o vaso”, ou “vai te encher, vai te encher,vai te encher de poder, ou letras que causam divisão nas igrejas como que muitos vão ter que me olhar de baixo, ou aquela famosa “quem te viu passar na prova e não te ajudou quando ver você na benção vão se arrepender”, cara se formos discutir sobre essas coisas perderemos tempo e Jesus esta voltando e as almas estam perecendo.
    só outra coisa para terminar você disse que axpressões do tipo dizer que estou apaixonado pelo senhor, toque, ver tua face, é errado porque são coisas que fazemos na carne…ai eu te pergunto o que é que não fazemos na carne. é porque se você esta fora da carne me deu até medo agora kkk.. fica na paz e vamos rever nossos conseitos; porque as veses queremos derrubar costumes com outros costumes.

  9. HELLEN ROBERT
    09/09/2011 às 18:01

    CREIO Q CRITICAR OU DEFENDER SÓ NOS FAZ PERDER TEMPO.TEMOS Q LEMBRAR NAQUILO Q NOS UNE N NO Q NOS SEGREGA,ALMAS SE PERDEM NO MUNDO ,SEM CONHECER O SACRIFÍCIO DE AMOR DO CRISTO CRUCIFICADO.CHEGA DE OLHAR P LADO ,DE JULGAR A RELAÇÃO DOS OUTROS C DEUS. CADA UM LÊ ,ENTENDE E CRÊ NO Q QUISER,MAS A ÚNICA VERDADE Q EXISTE É A PALAVRA DE DEUS REVELADA.VAMOS USAR O TEMPO Q NOS RESTA P NOS APROXIMAR DE DEUS,POIS SÓ ELE NOS CONHECE VERDADEIRAMENTE,E SÓ ELE PODE JULGAR OS NOSSOS ATOS POIS ELE NOS CRIOU E SABE DE TDAS AS COISAS. QUE DEUS ABENÇOE A VIDA DE CADA UM INDIVIDUAL E PODEROSAMENTE…

  10. kelly
    29/06/2012 às 00:18

    Enquanto estivermos lutando uns com os outros Satanás ganha tempo para nos distrair com coisas vãs das quais não vale a pena… que possamos ser um assim como cristo é um com o Pai. shalon.

  11. clayton
    16/07/2014 às 01:48

    Nem terminei de ler este artigo pois algumas cançoes que ele sitou sao tiradas da propria palavra de Deus, agora se vc nao gosta dela nao fala besteira pelo amor de Deus. Embora algumas coisas sao verdade mas toma cuidado vc esta falando de fe.

  12. Katia Oliveira
    23/02/2015 às 19:49

    nao concordo com esse artigo, eu creio num Deus que deseja ser intimo daqueles que o amam, o livro de cantares, alerm de falar diretamente para casais, tbm tem uma interpretaçao profunda de um relacionamento intimo entre a noiva do cordeiro q é a igreja de Cristo e Cristo. Nao podemos associar a paixao apenas a um sentimento carnal, quando eu digo que sou apaixonado por Cristo, eu estou afirmando que seria capaz de fazer qualquer coisa por Ele, pq a paixao é isso. Cristo foi tao apaixonado por nós que fez a maior loucura de amor, que foi morrer numa cruz para nos salvar e Deus é tao apaixonado por nós que entregou seu unico filho para termos vida. paixao é amor, paixao é loucura, intimidade. e eu sou completamente apaixonada por Cristo, e quero beij-lo, abraça-lo, afinal sou a noiva dele, neh? Paz amados.

  13. Thais
    04/03/2016 às 13:19

    Por isso que gosto das canções do Davi Silva.

    Completa em adoração as canções.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: