Início > Devocional > Música Gospel: Padrões de Deus ou padrão do mundo?

Música Gospel: Padrões de Deus ou padrão do mundo?

Hey people!!

Estava pensando sobre o quê o Pr. Ian comentou na palestra do dia 23/07 no EPEDT e li este texto sobre música gospel. Ele é muito interessante. Gostaria de ver os comentários que surgirão mediante este documento de Ronaldo Bezerra. Vale a pena dar uma lida e tirar algumas dúvidas sobre música gospel. Aproveite a leitura!! Very good de boa!!

Para acessar os demais guias para ministério/equipe de louvor, clique no link abaixo:

https://adoracaosemlimite.wordpress.com/ministerio-de-louvor/

Música Gospel: Padrões de Deus ou padrão do mundo?

Observando o que está acontecendo no meio evangélico, podemos perceber que a fé cristã está sendo trocada sutilmente por alguma moda que tenha um colorido cristão e o nome gospel. Na música gospel é onde temos percebido mais estas coisas de que estamos falando. São os grandes shows, a tietagem, faixas com o nome do cantor ou da banda, botons, cantores e bandas que só se apresentam sob cachês extremamente exagerados, são conhecidos como os “pop stars” evangélicos. Esses e outros modismos têm distraído a atenção de jovens, adolescentes e adultos para que não percebam que estão deixando de pregar e viver o real evangelho e então, descubram que estão abraçando valores carnais e mundanos.

Desde que surgiu nos EUA, décadas atrás, através dos negros americanos convertidos ao evangelho de Cristo, a música gospel vem passando por uma grande transformação rítmica e tecnológica. Estúdios modernos e arranjos sofisticados, cantores e músicos aperfeiçoam suas técnicas, mas infelizmente grande parte dessas pessoas estão deixando de lado o principal, o verdadeiro louvor e a mais sincera adoração à Deus. “Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” – Jo 4:24. “Por meio de Jesus, pois, ofereçamos à Deus, sempre, sacrifícios de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome” – Hb 13:15.

Continua…

Anúncios

Páginas 1 2 3 4

  1. izáh
    07/08/2008 às 20:30

    muito bom esse artigo!!
    o ronaldo nos alerta
    pra algo que a maioria de nós evangelicos não refletimos..

    pra quem é o nosso louvor e adoração..
    espero q meditem nisso..

    beeijo =)

  2. Hamilton Gomes da Silva
    08/08/2008 às 20:47

    É correto e conveniente seu pensamento sobre os tais “popstars’ evangélicos.Faço no entanto uma observação.Você cita os evangélicos negros norte americanos como a origem disto e não explica, deixando uma nuvem de idéias que dão base a preconceitos e equívocos. O estilo musical chamado GODSPEL, ou gospel (evangelho) ,nos E.U.A ,tem uma sonoridade típica(orgãos ,pandeiros,etc), sendo lento ,espiritualmente inspirador ,reverente ou agitado ,frenético (pentecostal),CANTADO POR CORAIS.
    Esse modismo que vemos hoje em dia no Brasil ,nada tem a ver com esse estilo. Tudo começou quando a igreja “renascer em cristo”,São Paulo,sob o pretexto de pregar o evangelho a “todos”, começou a utilizar massiçamente o rock como veículo de mensagens e popularizou o termo gospel vinculado a suas musicas ,certamente para dar um ar sofisticado/moderno/americanizado/aceitavel em metropólis /classe média /seu alvo.
    Hoje em dia se faz rock,samba,reagge ,brega e chamam de gospel,mas em nome da verdade é bom que fique claro.O que se faz é um musica de vários estilos ,de letras religiosas ,para agradar a vários públicos com fins de ganhar muitos reais.

  3. Is'àá'h
    18/01/2009 às 01:14

    Estilo musical existem muitos mesmo.. E quando os que se dizem “cristãos pra alcancar fama e desviar a atenção de jovens, de fato não estão na luz…
    Mas o que importa não é o estilo com que se canta ou toca… Desde que seja VERDADEIRAMENTE adoração e louvor a Deus. O que importa realmente é o estilo com que se VIVE..Se a nossa mente é ou não renovada e restaurada por Cristoo.!
    Afinal de contas, todos somos diferentes e gostamos de coisas diferentes…Mas como diz em I Coríntios 8.6… “…todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também por ele.” Apesar das diferenças somos unidos por uma só Razão.. e essa é Jesus Cristo.! Que benção..! ;D
    Somos a geração eleita, escolhida, somos chamado a ser diferentes! Que maravilha.! =)

    BeijoOs..
    Você é muito espcial para Deus..
    Fika na paz doSenhor Jesus.!

    *Pense nisso.Você é uma benção… Jesus o ama de forma incondicional como você sabe.. Mesmo sem o conhecer acho o senhor muito especial, um irmão na fé..!
    Ele preferiu morrer a viver sem você. E te aceita cmo és cmo vcê já sabe..
    Até mais…

  4. pr. Jonatas
    29/05/2009 às 13:10

    Artigo bem escrito. na verdade no brasil, todo tipo de música evangélica (algumas paupérrimas de poesias e outras ainda com um ritmo horrível) é chamada de gospel! Isso beira a ignorancia extrema.
    Antes de tudo, as pessoas precisam diferencias entre musica gospel, com ritmos moderninhos e quase sempre interesse mercantilista e hinos de louvores que são cantados por homens que querem louvar a Deus acima de tudo (mesmo que vendam seus cds).
    Depois é necessário fazer a diferença entre cantores “ditos” evangélicos. Hoje temos os cantores que se apresentam como evangélicos ou cantores de músicas evangélicas que bebem, vivem uma vida moral imoral (desculpem o trocadilho), estão nosso meio porque já cairam da moda lá no mundo e agora querem ganhar o nosso dinheiro. São os típicos exemplos do que Paulo diz em 2° Timóteo 3: 1, 5.
    É evidentes que o outro lado é que existem evangélicos que se tornam cantores, e o fazem para louvar a Deus. É evidente que como pastores de igrejas temos nossa parcela de culpa, pois muitas vezes deixamos de convidar um irmão de fé para cantar em nossos eventos e convidamos estes lobos vestidos de ovelhas para atrairmos um público maior; e por vezes até da certo: atraimos grande número; mas pagamos altos valores monetários; as vezes muito mais do que investimos em evangelismo e escola dominicaldurante o ano.
    Precisamos de um ponto de equilibrio na hora de convidarmos cantores para nossos eventos Perguntemos a nós mesmos: quem será glorifocado em nossos eventos?
    Que Deus nos ilumine com o discernimento necessário entre joio e trigo.

  5. 15/06/2009 às 16:58

    gostei E enteressante

  6. 01/06/2010 às 00:17

    Era uma vez uma cigarra que vivia saltitando e cantando pelo bosque as músicas dos principais cantores gospel. Certa feita, enquanto decretava as bênçãos de Deus sobre a sua vida, a cigarra esbarrou numa formiguinha, que carregava uma folha pesada.
    Ao ver a cena inusitada, a cigarra falou: – Ei, formiguinha, para que todo esse trabalho? O verão é para gente aproveitar! O verão é para gente se divertir! Somos filhos do Rei! Somos herdeiros de Deus! Eu aprendi com o meu apóstolo que as bênçãos de Deus vem através dos decretos espirituais. Além disso, eu vi na televisão, um pastor dizendo que a prosperidade vem quando semeio ofertas em sua conta bancária. Eu creio nisso, e já até fiz um ato profético determinando a vitória em Cristo.
    Ao ouvir a cigarra a formica replicou dizendo: – Não, não, não! Não é assim. A prosperidade vem pelo trabalho. Deus abênçoa aqueles que trabalham. É preciso trabalhar agora para guardar comida para o inverno.
    Ao ouvir a réplica da formiga, a cigarra pensou com seus botões: Pobre formiga, não entendeu a visão! É uma derrotada!
    No dia seguinte a cigarra passou de novo perto da formiguinha que carregava outra pesada folha e disse:
    -Deixa esse trabalho para as outras! Vamos nos divertir. Vamos, formiguinha, vamos cantar! Vamos dançar! Tudo que Jesus conquistou na cruz é direito seu é direito nosso!
    Todavia, a formiguinha permaneceu firme no seu propósito de continuar trabalhando. Contudo, movida por compaixão e misericórdia a formiga disse a amiga: – Cigarra, se não mudar de vida, no inverno você há de se arrepender, Vai passar fome e frio.

    A cigarra nem ligou, antes pelo contrário, repreendeu a formiga dizendo: Tá amarrado em nome de Jesus! Tudo posso naquele que me fortalece!
    Infelizmente para cigarra, o que importava era aproveitar a vida, e decretar a bênção. Para que armazenar alimento? Pura perda de tempo! Afinal de contas ela já tinha adquirido a Bíblia da prosperidade e com isso a imunidade as crises deste mundo.

    O tempo passou e com ele o verão. Certo dia o inverno chegou, e a cigarra começou a tremer de frio. Sentia seu corpo gelado e não tinha o que comer. Desesperada, foi bater na casa da formiga. Abrindo a porta, a formiga viu na sua frente a cigarra quase morta de frio que desesperada clamava: – Formiguinha, me ajude por favor, estou morrendo de frio.

    Ao ver o desepero da cigarra a formiga disse: – Ué? Mas você não tinha decretado a bênção? Não semeou as sementes da prosperidade? O que aconteceu?

    A cigarra constrangida respondeu: – Pois é minha amiga, eu estava errada. Fui enganada por esses falsos pastores e apóstolos e agora estou na mais profunda miséria.
    Pense nisso!

  7. elizangela
    14/08/2012 às 12:54

    É remete pode ser isso eu estou triste

  8. Agostinho
    30/05/2013 às 12:43

    O QUE POSSO DIZER DISSO TUDO É QUE O ESPÍRITO DO ANTICRISTO ESTÁ AGINDO DENTRO DA IGREJA.
    Pr. Agostinho

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: