Início > Devocional > Sete razões para participar da Escola Dominical

Sete razões para participar da Escola Dominical

Hey people!!

Estive observando a assiduidade dos jovens na igreja e pude perceber que a falta de comprometimento com a Escola Dominical está muito grande. Geralmente, os cultos aos Domingos pela manhã estão mais frequentados quando temos Santa Ceia, ou algum “atrativo” especial. Temos que fazer alguma coisa para que os mesmos possam ter uma mudança de comportamento e foi por isso que ao ler este artigo escrito por Wanderlei C. da Silva, achei importante publicá-lo no blog para que não só os jovens leiam, mas todos aqueles que estiverem interessados em ler.

Sete razões para participar de uma Escola Dominical

A Escola Bíblica Dominical — a maior Escola do Mundo, tem sido a principal responsável pela formação ministerial dos obreiros e obreiras em nossas igrejas.

Prosseguir em conhecer ao Senhor é um imperativo dirigido a todos os crentes, porém muitos não têm descoberto o maravilhoso motivo desta ordem divina, e não desfrutam das riquezas e tesouros nos oferecidos por Deus através da sua palavra.

Como uma forma de encorajamento e estímulo aos mestres e alunos, a seguir estarão sendo apresentadas sete razões para estarmos participando com freqüência de uma das poucas oportunidades, que nos sobrou neste mundo ocupado, de aprendermos a Palavra de Deus, que é a Escola Bíblica Dominical:

1 – POR AMARMOS A JESUS. Jesus disse: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama.” (Jo 14.21)

O amor é o maior dos mandamentos. O apóstolo Paulo, no capítulo treze de sua primeira Carta aos crentes de Corinto, explica este sentimento na sua plenitude. Que lindo e sublime é o amor !!!

Certamente ninguém que professe a fé cristã diria que não ama o Senhor Jesus. As pessoas possuem meios muito variados de demonstrar o amor que sentem pelos outros. Quando queremos agradar a alguém a quem dispensamos consideração, respeito, reverência, a primeira coisa que fazemos é procurar saber das coisas que esta pessoa gosta. E assim já podemos começar a demonstrar nossos sentimentos, conferindo à pessoa amada coisas e situações que lhe agradam. Muitas pessoas gostam de receber bombons no dia de seu aniversário, outras já não resistem ao encanto de um buquê de rosas, outras gostam de ser elogiadas em público. Cada pessoa amada espera receber declarações e gestos acompanhados de genuína prova deste sentimento. A cópia de um documento não pode representar o documento oficial se não for autenticada por um Oficial de Justiça. Assim, todas as nossas declarações devem ser confirmadas tanto em palavras como através de nossos atos.

Exemplo incomparável na demonstração deste sublime sentimento, que é o amor, nos deu nosso Pai celestial. Em Jo 3.16 a Bíblia diz que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Único… Como vimos, Deus não somente amou, mas demonstrou esse amor através da atitude de nos enviar Seu único Filho para morrer em nosso lugar. Deus sabia que nós necessitávamos de salvação, e ele poderia ter nos deixado comer da Árvore da Vida que estava no Jardim, mas isso seria para nós uma catástrofe, sem que antes Deus nos tivesse proporcionado a reconciliação consigo através do sacrifício do Cordeiro Pascal. A Bíblia diz que Deus prova seu amor para conosco pelo fato de nos ter enviado seu Filho Jesus, sendo nós ainda pecadores.

Jesus tem suas preferências e não as deixou ocultas, mas nos revelou. E uma das maiores alegrias de Jesus é saber que seus filhos têm e guardam seus mandamentos. O Apóstolo João no versículo quatro de sua terceira carta também diz que ele não tem maior alegria do que ouvir que os seus filhos andam na verdade. E se de coração amamos a Jesus, certo é que nossa primeira ocupação é procurar conhecer os mandamentos de Jesus para que possamos guardá-los, pois Jesus reconhece aqueles que o amam através da obediência aos seus mandamentos.

Compra-se remédios nas drogarias; carne, nos açougues; dinheiro a gente pega no banco. Cada coisa tem o seu ponto de origem, e a Palavra de Deus não é diferente. Nós tomamos posse dos mandamentos e ensinos de Deus na Bíblia Sagrada, nos cultos de doutrina, na Escola Bíblica Dominical… São nestas ocasiões que Deus nos revela sua vontade através de seus ministros. E se nós desprezarmos estas oportunidades ou até mesmos relegá-las a um plano inferior em nosso sistema de valores, não teremos conhecimento das preferências de Jesus para que nós possamos amá-lo.

A Palavra de Deus é tão preciosa que Jesus nos recomendou que a guardássemos, para que não viéssemos a perdê-la, para que não fosse roubada, contaminada ou deteriorada. Nós podemos expressar nosso amor por Jesus de várias maneiras: através dos cânticos, de poemas, de nossa conduta… mas se eu não procurar conhecer, possuir e praticar seus mandamentos, estarei propenso a entrar pelo vergonhoso caminho da hipocrisia. Os adesivos no carro, na camisa, no boné, nos chaveiros, todos são formas de demonstrar nosso amor a Jesus; os instrumentos que tocamos, também; os hinos que cantamos, da mesma forma. Mas se estas demonstrações não estiverem acompanhadas pela obediência à sua palavra, será o mesmo que alguém oferecer, à vista de todos solenemente, um presente com rótulo diferente do conteúdo. No momento da oferta tudo é muito bonito e até admirável, mas quando o presente é aberto, é a maior decepção. É bom termos cuidado para não decepcionarmos a Jesus.

Às vezes precisamos rever nossos valores para sabermos se o que procuramos fazer para Jesus é a forma correta de demonstrar o nosso amor para com ele. Nós devemos amar nosso próximo, respeitando-o; amar as almas perdidas, evangelizando-as; amar a obra de Deus, trabalhando nela. Mas acima de tudo devemos amar a Jesus, conhecendo e guardando os seus mandamentos (Jo 14.21).

Anúncios

Páginas 1 2 3 4 5 6 7 8

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: