Início > Devocional > Compondo Cânticos

Compondo Cânticos

Olá Personas,

Andei buscando mais alguns artigos escritos por Ramon Tessman e encontrei um interessantíssimo.

Trata-se de dicas de como compor uma música, canção ou cântico. Acho que nunca li nenhum outro artigo a respeito e achei a dica muito boa.

A maioria do pessoal que compõe utiliza estas dicas naturalmente, mas para quem sempre pensou em compor músicas, assim como eu, as dicas são valiosas.

Leiam por completo, vale a pena.

Espero que alguém volte aqui depois e nos mostre uma composição feita a partir das técnicas indicadas pelo Ramon Tessman.

Ramon Tessman é músico, dirigente de louvor, conferencista na área de adoração e avivamento da Igreja Vida Nova de Criciúma/SC e têm diversos artigos, estudos, palestras, seminários, cds e livros e espera que através deles igrejas e comunidades possam despertar para prestar uma adoração a Deus “cada vez mais intensa e verdadeira.”

Compondo Cânticos

Hoje em dia, encontramos muitas pessoas com coração desejoso em compor músicas ao Senhor. Muitas delas tentam expressar sua gratidão a Deus, contar experiências vividas, etc., porém muitas vezes não conseguem terminar uma letra ou criar uma melodia. Vários são os obstáculos encontrados (como veremos mais adiante), mas todos querem chegar a um ponto em comum: compor uma bela canção. Eu gosto de dividir as composições em dois ramos bem básicos: as composições divinas e composições naturais.

Composições divinas

As composições divinas são aquelas que são totalmente reveladas por Deus. Ele compõe a letra e a melodia e a entrega a uma pessoa. Esta pessoa tem apenas o trabalho de publicar ou tornar a canção conhecida. A revelação pode acontecer através de um sonho, visão, vigília, oração, reunião de adoração, no meio de cânticos espirituais, etc. Foi o que aconteceu com Benedito Gomes, quando recebeu a música “Ao único” em sonhos.

As composições divinas dependem da vontade de Deus, quando Ele quer agir em seu povo enquanto ele estiver cantando determinada música. Deus pode revelar uma canção de júbilo quando um servo seu está alegre, e toda igreja pode desfrutar do mesmo cântico. Deus pode revelar um cântico de cura a um servo, para que ele ensine a igreja, e Ele possa agir neste cântico.

Continua…

Páginas 1 2 3 4 5 6

  1. carlos torres
    24/06/2009 às 11:39

    maravilhoso ….entender o que é musica (revelada) eu sou musico e ja vivi a experiencia de sonhar e depois compor ….louvor * mas caso de sonhar tambem ver os acordes com perfeição , me ver tocando ,,ouuvir todas as divisões de vozes …e no outro dia quando acordo somente uma vaga lembrança ..e aí a musica não volta na mente (acordada) pra eu escrever….

  2. adan juli
    30/12/2009 às 00:58

    Oi eu também quando sento pra tentar compor alguma musica , eu comesso as vezes termino determinadas canções , mas tem umas que vou me aprofundando na letra e na melodia e nao consigo temina-las ,acho que é falta de desinvoltura com a musica né , quem quiser conversar sobre musicas pode me add no msn sou d RJ fiquem na paz !!!adamju2001@hotmail.com

  3. 22/02/2010 às 07:41

    Eu sonho muito compondo letras e musicas,tenho algumas composições registrada ,outras sem registrar.Na comunidade que moro todos gosta de minhas composições,más não tenho condições de invertir .

    • Rosanna
      16/03/2016 às 19:09

      Oi Vera queria falar com vc!!!

  4. Evy
    06/08/2010 às 16:28

    Vera Helena Gonçalves MArtins – graças a Deus que inventaram o You Tube….

    Não desista pois como diz o ditado: – “E não sabendo que era impossível foi la e fez”

    E como diz a Bíblia – ” Esforça-te e Eu te ajudarei”

    Nosso Deus é um Deus que faz milagres todos os dias a quem está com o coração aberto para receber!

    Deus abençõe a todos vocês ministros da Adoração e do Louvor.

    Estou aprendendo a servir ao Senhor!

  5. Ellyoefaz
    11/09/2010 às 11:06

    Cara Vera, a Bíblia não tem essa passagem de “… Esforça-te ..”

    E no mas caro Ramon T. Tenho sido mui abençoado com seus artigos e até seus ensinos de piano.
    Continue assim a nos indicar um caminho para a musicalidade e além disso para a verdadeira adoração.
    Deus te Abençoe.

    Abraços

  6. carlos bonfim
    10/11/2010 às 21:00

    OLHA EU NÃO SOU EVANGÉLICO MAIS JÁ COMPUS 4 LOUVORES.AS MÚSICAS QUE COMPONHO ACREDITO QUE SÃO TODAS MANDADAS POR DEUS POIS ATÉ POUCO TEMPO EU NÃO SABIA QUE TINHA ESTE DOM.FOI QUANDO UM SOBRINHO MEU QUE FOI CRIADO DENTRO DA IGREJA ADVENTISTA DO 7º DIA SE ENVOLVEU COM DROGAS UMA DAS MINHAS IRMÃS ME PEDIU PRA FAZER ALGUMA COISA PARA AJUDÁ-LO EU NÃO TINHA IDÉIA DO QUE FAZER UM DIA CHEGANDO EM CASA VEIO ESTA IDÉIA DE FAZER UMA MÚSICA DE PRESENTE PRA ELE JÁ QUE ERA ANIVERSÁRIO DELE.PARA RESUMIR ELE RESOLVEU SE INTERNAR NO MESMO DIA AS 2 DA MANHÃ ME LIGOU PEDINDO E GRAÇAS A DEUS ELE CONTINUA RECUPERADO ISSO PRA MIM JÁ FOI UMA GRANDE BENÇÃO.DAÍ EM DIANTE COMEÇARAM NASCER LETRAS E MELODIAS NA MINHA CABEÇA A MAIORIA ROMÂNTICAS.SE ALGUÉM QUISER CONFERIR TEM LINK NO PALCOMP3 E NO CLUBE DOS COMPOSITORES É SÓ PROCURAR POR CARLOS BONFIM.
    QUE DEUS ABENÇÕE A TODOS

    • 14/05/2015 às 10:33

      OI CARLOS, ME CHAMO PRISCILA,
      SEI QUE FOI DEUS QUE TE USOU PRA TIRA ESSE GAROTO DAS DROGAS OLHA TAMBÉM SEI QUE, ELE TEM UM PROPOSITO EM SUA VIDA SE APEGUEM COM DEUS E TUDO TE IRA BEM!!

  7. juscelino
    18/10/2012 às 13:52

    existem várias, mais vou deixar só uma vera… (JOSUÉ 1:9) Não te mandei eu? ESFORÇA-TE, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porquê o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares. Graça e Paz…!!!!

  8. DIEGO LUIZ
    06/03/2013 às 23:52

    GOSTARIA Q VCS ANALISASEM ESSA LETRA Q FIS QUERIA SABER C ELA É UMA LETRA BOA OU NAO . COMO ABRAAÕ CREU NAS PROMESSAS DE DEUS ASIM EU CREIO
    COMO BARTIMEL CLAMOU PELO MILAGRE, ASSIM EU CLAMAREI
    SEI QUE ESTOU SEGUINDO NUM CAMINHO DE CONQUISTAS
    NADA AQUI VAI ME PARAR,VVOU PROSEGUIR,VOU CONQUISTAR
    ( CORO) EU CREIO EM MILAGRES
    E NAS PROMESSAS QUE ELE ME FEZ
    O MEU DEUS É PODEROSO E FIEL

    ROMPEREI OS MEUS LIMITES
    PARA IR ALÉM DO IMPOSSIVEL

    VALEU PESSOAL ME RESPONDAM NO MEU E-MAIL
    UNIDOSPO@GMAIL.COM

  9. 25/06/2013 às 17:21

    deus hoje pela manha quando acordei sentir a tua voz a me chamar,filha querida eu te amo levante e va a por seus sonhos lutar…filha eu te amo nao desista dos seus sonhos que eu irei fazelos se realizar,isso ai e um pedancinho do que eu gosto de faze,qualquer coisa entre em contato:033 88522668

  1. 20/02/2009 às 15:57

Deixe um comentário

