Início > Devocional > Todo Suicida vai para o Inferno?

Todo Suicida vai para o Inferno?

Fala galera, tudo bem? Em Deus, sempre.

Resolvi escrever sobre esse tema, pois o acho muito interessante. Deixo claro que NÃO ESTOU INCENTIVANDO NINGUÉM A NADA, TAMPOUCO ROMANTIZANDO OU APROVANDO O SUICÍDIO! Isso deve ficar bem claro. Apenas desejo que reflitamos sobre o assunto. Muito embora possamos estar vivendo uma época de banalização do suicídio, creio que o exposto aqui continua, em boa parte, válido. A opinião expressa aqui não é a defendida  pela maioria dos cristãos ou denominações cristãs. Desculpem o tamanho do texto, mas o assunto é complexo, e ainda assim busquei ser sucinto.

Semana passada, terminei uma releitura que estava fazendo do romance Werther, do Goethe. Aqueles que já leram esse romance sabem se tratar de uma obra de profundidade ímpar. A história narra o idílico e proibido romance surgido entre Werther, jovem idealista e emotivo, e a singela Charlotte, jovem inteligente e bela, porém comprometida. O romance tem um fim trágico, mas não muito raro na espécie: O suicídio de um dos amantes. Leiam se quiserem saber o de quem.

O fato é que essa releitura do romance me fez, novamente, refletir acerca desse fenômeno tão complexo que é o suicídio. Dispenso, aqui, reflexões históricas mais detidas sobre o tema, concentrando a discussão tão somente no âmbito da teologia cristã.

Penso que entre os cristãos, em princípio, exista, se não um consenso, ao menos uma idéia generalizada de que o suicídio seja sempre um pecado hediondo, conduzindo o autor categoricamente ao inferno. “Só Deus pode tirar a vida”, e argumentos derivados, são os principais fundamentos utilizados, apressadamente à meu ver, por aqueles que, muitas vezes sem refletir com acuidade sobre o assunto, atiram o suicida, com um juízo quase papal, à perdição. Contudo, a questão não é tão simples.

Veja-se, por exemplo, que a própria bíblia narra, sem reprovação alguma, no mínimo dois suicídios de forma bem clara: o de Saul e o de Sansão. Abstenho-me de rebater aqui os argumentos daqueles que procuram alguma justificativa para esses fatos, insistindo que não foram suicídios. Nos dois casos, os envolvidos, voluntariamente, tiraram a própria vida. Negar isso é simplesmente não querer enxergar os fatos. E contra fatos não há argumentos. Sansão, num momento de ira, com a ajuda do próprio Deus, se matou e matou também os filisteus (“E disse Sansão: Morra eu com os filisteus” Jz 16:30). Saul, acossado pelos inimigos e em profunda angústia preferiu se matar a ter que morrer pelas mãos dos gentios (“Então Saul tomou a espada, e se lançou sobre ela. I Sm 31:4). Além do mais, desafio qualquer pessoa a mostrar na bíblia uma condenação categórica e indistintamente feita ao suicídio, sem que tenhamos que recorrer a “achismos” ou deduções dogmáticas e subjetivas.

Pois bem, escrevo agora à luz daquilo que entendo ser o mais coerente com o cristianismo bíblico e, principalmente, com o Deus apresentado pelo cristianismo. Portanto, desligo-me daquilo que, em boa parte, tem sido a tradição do cristianismo eclesiástico e histórico. De maneira alguma desejo aqui catequizar alguém ou impor minha opinião. Desejo apenas lhes apresentar, ainda que sucintamente, um prisma diferente acerca dessa questão.

Diferentemente daqueles que pensam ser o suicídio mera covardia, imaturidade ou possesão demoníaca etc., penso, ao revés, que esse comportamento deve ser enxergado, na grande maioria dos casos, como uma doença da alma, uma patologia do espírito. Esse é também o argumento de Goethe no romance Werther. Sobre essa ótica, é no mínimo incompreensível a condenação feita ao suicida. O suicida é, na maioria dos casos, um doente, um depressivo ou um desesperado. Só Deus sabe a profundidade e complexidade do que se passa na cabeça de uma pessoa que opta por não mais ser, ao menos nessa dimensão. Alguém para quem o morrer passa a ser lucro… Nesse sentido, reprovar inexoravelmente a atitude de um suicida, sem ao menos buscar compreender as circunstâncias, seria o mesmo que criticar alguém porque está morrendo de um câncer ou de SIDA, por exemplo. Vale dizer, voltar-se para uma pessoa que está morrendo por causa de uma doença qualquer e dizer: “Porque é que você não se cura desse mal e sobrevive?”. Percebe-se logo ser algo descabido. Repito: só Deus sabe o que se passa na alma de uma pessoa assim, e só ele pode dar o veredicto final, por mais que recalcitremos contra essa idéia, sustentados em nossa frágil estabilidade emocional.

Aliás, não pensemos que estamos imunes às oscilações psico-fisiológicas. Já vi muita gente por aí dizendo que “depressão não é coisa de crente”. Deus queira que tais pessoas jamais passem por uma situação que as conduza a esse estado, pois não somente perderiam a estabilidade emocional, mas provavelmente a fé, fundamentada em alicerces duvidosos. O grande pregador inglês do século XIX, Charles Spurgeon, por exemplo, tinha profundas crises de depressão. Às vezes, analisando alguns dos salmos de Davi, penso que ele também tinha profundas crises de depressão. As coisas do espírito são mais complexas do que imaginamos… Se possível for, que Deus passe sempre esse cálice de nós…

Nunca tive de ir ao funeral de alguém que tenha cometido suicídio. Porém, se algum dia tiver que ir, irei sem nenhum temor ou constrangimento. Consolarei a família daquele que partiu, e compartilharei a dor com eles. Olharei então para aquele que se foi e, dentro de mim, serenamente direi: “Quem sou eu para julgá-lo amigo? Vá em paz”. Afinal, é muito fácil fazer juízos categóricos do alto de nossa arrogância. Sei que no fundo, o amor de Deus é muito maior que uma visão dogmática e limitada criada por algumas de suas criaturas, e haverá de acalentar aquele coração perturbado e atordoado a tal ponto que até da vida desistiu. No infinito, sei que tal espírito haverá de encontrar a paz que esse mundo não pode lhe dar e que, por algum motivo incognoscível, não estava nos planos de Deus que ele a encontrasse por aqui de modo algum.

Receba nossas atualizações através do Twitter (@AdoraSemLimite) ou por email através da opção “Inscreva seu Email”, no canto superior direito.

Abraços.

Categorias:Devocional Tags:, ,
  1. 22/01/2010 às 19:26

    Todo suicida covarde sim, porem o atormentado pelo diabo vai a juizo.
    LIVRO DO ESPIRITO SANTO VERDADEIRO – PLEASE – READ THE BOOK OF THE HOLY SPIRIT TRUE. GREETINGS IN JESUS CHRIST. JOHN. http://livrodoespiritosanto.webnode.com.br/
    Querido Irmão(a), a paz em Jesus Cristo, nosso salvador e libertador a quem devemos entregar nossas vidas.
    Se o nosso coração está sinceramente em Cristo Jesus e nossos frutos testificam isso. O que mais devemos temer? Romanos 8,35 quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? A Resposta será somente sua, querido irmão(a), de mais ninguém. Paulo comprovou sua a parte, cumpramos a nossa. Saudações em Jesus Cristo.
    “Ai dos que ao MAL chamam BEM e ao BEM, MAL! Que fazem da ESCURIDADE LUZ, e da LUZ, ESCURIDADE, e fazem do AMARGO DOCE, e do DOCE, AMARGO! Isaías 5:20”.

  2. Marianna
    22/05/2010 às 17:43

    Duarte, li seu texto e fiquei profudamente pensativa em que disse, estou passando por uma situação que está me levando ao desespero, meu espirito e minha alma estão cansados e estou desistindo de minha existência aqui, sei muito bem da existência de Deus e sempre o procuro mas estou fraca e sem forças e sinceramente gostaria de não estar mais aqui passando os tormentos que venho passando, não acredito de maneira alguma ser questões demoníacas como dizem mas sim uma fraqueza da minha alma e do meu espírito. É dificil demais e muitos não entendem, penso em minha mãe, porque sei que o amor dela é verdadeiro e unico, mas infelismente não tem sido o suficiente pra me fazer está aqui, minhas dúvidas é no depois, no que irei encontrar e por isto ainda estou pensando ser este o caminho, mas confesso que meu espirito, minha alma, meu coração e mente não querem mais estar aqui.

    • Márcio
      05/08/2010 às 14:07

      Que é isso Marianna? As nossas vidas são feitas de fases. Vc não lembra dos momentos felizes que vc passou? Isso que vc tá passando é simplesmente temporário. Logo, logo o sol vai voltar a brilhar novamente e irá pensar: “Meu Deus, o que eu iria fazer?”. Paci^^encia garota. Aguenta firme, com fé. Que Deus esteja com vc.

    • Patricia
      17/08/2010 às 15:14

      Mariana, faço minhas as tuas palavras. Estou angustiada e não sei mais o que fazer. A situação parece que não tem mais volta.A cada dia que passa me convenço de que não sou digna de estar aqui!

      • Daniel
        12/11/2010 às 17:28

        Patricia, nao fala isso. Eu sei q tem momentos em nossas vidas q passamos por muita dificuldade. Mais todo fardo que vc nao estiver aguentando + carregar leve-o ate JESUS. Ele é o unico capaz de nos dar a paz que muitas pessoas procuram em varias “coisas”(dinheiro/drogas…) e nao acham. Lança sobre ele tudo que vc nao esta suportando e espere no senhor.Jesus morreu por nos, por mim e principalmente por vc, ele te ama e tenha fe que esse sentimento vai passar, procurei uma igreja perto ai de vc e peça oraçao para o pastor. Se precisar de oraçao so me procurar que oro por vc meu msn:dfm8thebest@hotmail.com

        Jesus te ama muito!

    • Daniel
      12/11/2010 às 17:34

      Mariana, eu respondi a Patricia ali embaixo e quero te diser o mesmo. Jesus ele veio para nos libertar de todo esse mal que o mundo nos tras. Sei que ha momentos que achamos que nao existir mais é a melhor saida mais nao é a decisao que Deus quer que vc tome. Se precisar de oraçao me procura por e-mail ou msn que eu faço uma oraçao por vc. E vc mesma qdo estive se sentindo assim, pega sua biblia da uma volta, senta numa praça e começe meditar na palavra. COnverse com Deus ele escutara seu clamor e te ajudara, tenho certeza disso. Ele sempre me ajudou e fara o mesmo por vc. Em nome de JESUS. precisar so me add no msn ou mandar um e-mail:dfm8thebest@hotmail.com

    • 26/04/2013 às 13:41

      A nossa vida está continuamente ligada à outras pessoas: quem tira a própria vida stará “tirando” roubando” um pouco da vida de outros… ou seja.. tem pssoas que “morrerrão” com vc, não faça issoo…

  3. Marga
    01/09/2010 às 17:58

    nei sei pq vou fazer isso, acho que é mais por desabafo ja tentei uma vez e faz alguns dias q isso esta constante em minha mente, estou tão desesperada marido e eu desempregados, aluguel, cobrador na porta, fora a situação com a inha familia,a cidade onde moro a 6 anos que vim para rabalhar com meu irmão mais velho e depois de 4 anos não deu mais certo e ele nos deixo a ver navio é muito pequena sem codições e não tenho condições de mudar para outra cidade maior,pois tudo precisa de fiador e estou sem credito, tomei uma decisão,agora minha filha ficará mais bem cuidada pelos outros do que por mim mesma, pelo menos não passara por necessidades e eu acabarei com essa agonia e dor em meu peito que me consome. vc vão pensar ta com tano problema e usando a internet,mas te respondo amanhã vão cortar e ai ja não estou mais aqui pra ter resposta.

    • Daniel
      12/11/2010 às 17:50

      nossa marga nao fala isso. Pelo amor de Jesus, as dividas vao e vem, é assim com a grande maioria dos brasileiros. Essa nao pe a saida. Tem que procurar ajuda de algum pastor, vai em alguma igreja com certeza eles vao te ajudar, conta para ele suas tribulaçoes que tem fe que tudo vai passar. O choro pode durar a noite inteira mais a alegria vem pela manha. Força! nao desanima!

  4. Daniel
    12/11/2010 às 17:46

    Gostei do seu ponto de vista Duarte, perdi um conhecido ontem dia 11/11/2010, ele suicidou. E sabe o que é o mais triste pra mim? é eu nao ter tido a oportunidade de falar do amor de Cristo pela vida dele, ele era um cara aparentemente bem, sempre de bom humor, pra cima, brincalhao… mais de uns tempos pra ca, ele estava um pouco mais serio, normal, todos nos passamos por momentos dificeis, ele nunca demonstrou nenhuma fraqueza. Estava guardado tudo que estava passando para ele mesmo, e nao compartilhava. Me doi o coraçao de pensar que uma pessoa tao boa como ele pode ter ido por inferno, ter perdido a salvaçao assim… mais infelizmente se nao for a misericordia de Deus nos sabemos que é esse o destino, quem sou eu para julgar e falo que seria muito bom se ele nao fosse condenado ao inferno, so a misericordia de Deus mesmo. Mais o que eu quero falar para quem estiver lendo esse post é que independente do que vc estiver passando nao chega nem perto do que JESUS passou por vc. Se vc tiver passando pro problemas procure ajuda espiritual de algum pastor, vai em alguma igreja peça oraçao, libertaçao, e procure um acompanhamento medico de algum cristao, tem muitos profissionais cristaos muito bem capacitados, medicos, psicologos… nao deixe esse desejo de acabar com a propria vida tomar conta de vc. Pense nos que vao ficar aqui, sentindo sua falta, oq ue vc esta passando nesse momento é passageiro vai melhorar pode ter certeza. Se alguem estive nessa situaçao e precisar de oraçao me procura. msn:dfm8thebest@hotmail.com

    Jesus te ama!

  5. Daniel
    12/11/2010 às 17:52

    Cara sinceramente acho q vc deve tirar esse post do ar. Uma pessoa que estiver pensando em tirar a propria vida qdo ela le uma coisa dessa que Deus pode ter misericordia dela ela vai ter esperança de que mesmo ela se matando Deus pode perdoa-la. Se vai perdoar ou nao é com Ele. Mais vc nao esta edificando ninguem com isso acho q ta fazendo efeito contratio esse seu comentario. Tira isso cara!

    • Duarte Henrique
      14/11/2010 às 16:12

      Caro Daniel,

      Lamento profundamente as pessoas que lêem equivocadamente o que escrevi. Minha intenção jamais foi incentivar ninguém a nada. Além do mais, questiono se um suicida realmente teria animo de acessar a internet e ainda fazer comentários como os feitos acima. Pergunto se não seriam pessoas querendo me deixar com a consciência pesada etc. De qulaquer forma, escrevi com o objetivo de retirar de certas pessoas e famílias de pessoas que cometeram suicídio, um peso colocado pela falsa compreensão da graça de Deus. O suicídio jamais será a solução para nada. Mas não temos os direito de fazer um terrorismo que nem a bíblia, e nem a razão autorizam.

      Fiquemos na paz!

  6. BARRETO
    19/11/2010 às 21:03

    deuteronomio=32=vers.=39= VEDE AGORA QUE EU SOU, E MAS NENHUM DEUS ALEM DE MIM, EU MATO E EU FAÇO VIVER, EU FIRO E EU SARO, E NAO HA QUEM POSSA LIVRAR ALGUEM DA MINHA MAO., OS SUICIDAS ESTAO FEITOS OS MULÇUMANOS PALESTINOS QUE BOTAM UMA BOMBA NO CORPO PARA MATAREM OS ISRAELITAS E DIZ QUE DEPOIS VAO PARA O EDEM, QUEM SE SUICIDA VAI E PARA O INFERNO.

  7. Viinneh
    27/12/2010 às 04:57

    Ja pensei nisso e num me parece má idéia .

  8. gean bruno fernandes...
    11/02/2011 às 12:57

    É um assunto muito complexo mesmo. Eu já pensei em suicídio 11 vezes sendo que a primeira eu tinha 9 anos de idade. Nunca vivi como humanamente deveria ter vivido. Nunca pude fazer nada do meu jeito e sempre era o alvo de todas desgraças que acontecia. Acredito que crescerei um retardado que nao sabe fazer nada, pois tudo tem que ser feito da maneira como os outros querem e nao como a minha. Voz ativa nunca existiu em meu vocabulário. Sou muito cristão e fervorosamente creio em Deus. “Como já dizia o poeta: ser forte é calar quando se tem vontade de gritar à todos sua angústia.” Nunca pude fazer isso. Talvez o motivo de ainda nao ter partido desta vida é justamente acreditar que sou forte, mas, as pernas ja estão ficando bambas e meu coração parece pedir arrego. Somente o imenso amor de Deus para preencher esse vazio que está em mim.
    Obrigado por deixar eu escrever nesse cantinho da internet.
    Que a paz de Cristo estejam com todos vocês…

  9. Eduardo A. Vianna
    21/04/2011 às 14:18

    Olá, meus caros. Aí vai o papo de um ateu.
    Não acredito em Deus e não espero nada do vosso Jesus. Pois bem, vive uma depressão violenta anos atrás, tomei um litro de veneno para formigas, mas não morri, porque uma viatura da polícia me encontrou, por sorte. Lembro-me dessa experiência do suicídio com alegria, porque afinal estou vivo. Tudo passa, viver é um negócio simplesmente maravilhoso.

  10. wilson freitas
    30/07/2011 às 07:12

    meu sobrinho de apenas 27 anos se matou,para mim e toda familia tem sido muito dificil suportar tanta dor ,por mais que a vida tenha problema e bom viver.nao tire a sua vida caro amigo leitor,porque e muito dificil para os familiares que ficam,so Deus para nos consolar .a pessoa que suicida ela e demasiadamente muito egoista.nos fizemos de tudo para ajudar,ele era muito amado pela famlia,e quis nos deixar.sera que tirar a vida e soluçao para resolver os problemas?a vida quem nos deu foi Deus,e so ele pode tirar.

  11. MARC
    11/10/2011 às 21:51

    NAO SE MATE!AQUI NESSA VIDA,VC AINDA TEM ESPERANÇA DE UM DIA MELHOR..O INFERNO EH MORTE ETERNA,LUGAR ONDE SE NAO HA ESPERANÇA DE VOLTA,PQ EH MORTE ETERNA,PARA SEMPRE.JESUS DISSE:EU SOU O CAMINO,A VERDADE E A VIDA,NINGUEM VEM AO PAI,SE NAO POR MIM.NINGUEM VAI ENCONTRAR DESCANSO SE NAO FOR POR JESUS,SUICIDIO NAO LEVA A DESCANSO DA ALMA..LEVA A TORMENTO ETERNO.SE FORTE E CORAJOSO,NAO DESISTA DA VIDA!

  12. 01/01/2012 às 03:00

    Bem, falar em suicidio creio que não seja nada assim tão complexo, quando vemos a Cruz que carregamos ser mais pesada do que a de nosso próximo, sentimos imensa dor e sofrimento, olhamos ao lado e vemos sorrisos e gargalhadas de quem não dá tanta importância para a vida e sentimos imensa inveja, o pior de tudo nessa vida é estar rodeado por pessoas e mesmo assim se sentir sozinho(a). Quando olho para trás e vejo meu passado, vejo uma criança que tentou se matar com 12 anos de idade, por sofrer, por não ser compreendido, por não haver assistência alheia. Mas hoje mais do que nunca, tenho certeza que posso contar comigo mesmo e mais ninguém, não confio nas pessoas, pois “Maldito seja o homem que confia no homem”., as pessoas mentem, as pessoas te enganam com palavras, as pessoas lançam sorrisos falços para que você se sinta melhor e não reparam que isso torna mais pesado o fardo que carregamos. Medo de morrer? Não tenho, a vida não passa de um joguete em que somos submetidos a viver como marionetes, seja por cunho trancedental ou não. Onde está a solução para os nossos problemas quando nos ajoelhamos e pedimos ajuda? Onde estará essa ajuda tardia que nos faz tomar atitudes desesperadas e inconcientes? Creio em DEUS, mas penso que ELE por vezes não prioriza o sofrimento de seus filhos, pois se assim ô fosse, não haveriam guerras, nem dor e nem sofrimento. Me sinto desapegado, sozinho, triste e imensamente depressivo, onde fantasmas do passado me assolam e me fazem sofrer no presente. Posso dizer que sinto raiva dessa vida, mas com certeza sinto ódio das pessoas, só seremos felizes quando formos capazes de deixar de lado nosso meio emotivo e nos tornarmos diviseveis e letalemente céticos. A morte é uma passagem, somos capazes de adianta-la perante nosso sofriemento e nossas dores, cansado de chorar? Cansado de sofrer? Me sinto assim também, a vida me é pesada e me cansa a caminhada! Mas uma coisa posso dizer, seja por onde tenha recebido minha vida, seja por vontade ou não, posso findar todo sofrimento que sinto, “E SOU CAPAZ!!!” Viva, seja feliz, tenha uma vida próspera, levante a cabeça quando sentir que ela pesa, ouça as vozes do alto pois as vozes do lado, a voz do ser humano é cheia de pecado e mentiras, confia em ti e em algo além de ti, e quando sentires que não é mais possível caminhar, chore, chore muito e grite suas dores para que as pessoas saibam, isso te deixara leve, isso te fará bem, ponha para fora todas sua angustias e deixe florecer verdades que estavam enterradas por medo de serem ditas! Não tenha medo da morte, não tenha medo de morrer se sentir-se incapaz de sobreviver as dores impostas em sua vida, simplesmente deixe seu corpo e eleve sua alma para que ela voe em imenso céu azul! Tenha certeza de que um tempo não muito longe nos encontraremos, e iremos rir dessa comédia triste que se chama “VIDA!”

  13. Elvis Ferreira C.
    26/02/2012 às 14:07

    dizem que deus é justo… não sei se posso concordar, pois eu vivo em uma ilha chamada solidão que fica bem no meio do mar do desanimo, e o único alimento aqui é a dúvida e eu já to cheio de dúvida… agora cade deus??? ele é mudo??? porque ele respondia as perguntas dos personagens da bíblia e não responde as minha, isso não me parece justo. Não sei se acredito em deus

    agora é um porre ouvir dizer que a vida é bela… pera aê … a vida não passa de um período de tempo.

    dizem que o tempo é o remédio para todas as coisas, para mim o tempo é o pior das drogas , reparem que começamos bebês aprendemos a viver, nos apegamos à vida, para vermos ela acabar de tempo em tempo sem parar,só envelhecemos e morremos no final. Construímos com muita dificuldade algo para nós, para depois vermos tudo se destruir ( mas é da nossa natureza… reparem as crianças quando vão à praia, gastam boa parte do seu tempo construindo um castelo de areia para no final destruírem tudo). Tem pessoas que nascem para concertar(é o meu caso), e gastam a vida toda…no final vai ser tudo destruído mesmo né?

    acada conhecimento que eu adquiro conhecimento só me leva a crer que a filosofia budista é a mais correta que tem ( até a parte em que fala de nossa existência pelo menos, sem a parte que temos espirito e infinitas vidas uma apos a outra)

    • Anônimo
      11/06/2012 às 12:35

      O seu discurso não é em nada incompatível ao discurso bíblico. Leia Eclesiastes ou Provérbios. Também em relação à intervenção divina, talvez o objetivo de Deus pra nós nesta vida não seja simplesmente garantir a nossa felicidade, mas dar as condições, ainda que não fáceis, pra que possamos vir a conhecê-lo *livremente*. Isso é diferente de esperarmos por ele como quem se confere o direito a um nepotismo, pois mostra um caminho a ser explorado ativamente.

  14. Anônimo
    11/06/2012 às 12:29

    Werther e Charlotte não chegam a ter um romance no livro, ora.

  15. angelica resende
    08/08/2012 às 23:27

    As vezes acho que Deus gosta de brincar com os cristão, nos cnfiamos nossa vidas a Ele ,imploramos suplicamos por ajuda e não ha resposta PAULO mmenciona em uma de cartas aos corintios que Deus nos trata como escoria do mundo. Ele nos leva ao mais profundo sofrimento as vezes da infancia ate nossa fase adulto, na ralidade parece que não vai ter fim. Nos chegamos a um ponto de não querermos mais conviver com os seres humanos,pois podemos ver clramente que o homem é o proprio mau.Não existe paz, alegria nada de bom nessa terra .Penso que o homem é o proprio diabo . Deus o inventou por ter se decepicinado com Adão e com a humanidade.Tudo é no tempo de DEUS ELE so faz o que quer e quando quer.Isso realmente pode nos levar ao total desespero total, quando pensamos em mudar de lugar se é que existe algo alen da morte.So sabemos que queremos descaso e por fim nessa dor tão terrivel

  16. Padre Cezar
    01/02/2013 às 17:04

    Sentimento. Essa é a palavra.
    Nossa vida ter ou não sentido depende de como nós nos sentimos em relação à ela.
    – Se me sinto feliz na minha família, tenho Deus em meu coração, tenho bons amigos, não estou em dificuldades financeiras, o amor da minha vida também me ama, tudo isso me faz crer e encontrar sentido na minha vida.
    – Se do contrário, me sinto infeliz, solitário, abandonado, sem família, ou sinto que minha própria família não me ama, se estou sem emprego, rodeado de dívidas e mais algumas coisas negativas, a vida não tem nenhum sentido para mim.
    A maioria da humanidade faz parte do conjunto das primeiras pessoas(felizes) e poucos fazem parte do segundo grupo(infelizes). A maior parte do segundo grupo até já pensou em tirar a sua vida, mas por quaquer motivo, não o fez e nem o fará, por pior que se sinta como ser humano. Poucos tiveram a coragem de tirar sua própria vida e a maioria desses, no último momento ainda tentaram se agarrar na vida,(soube de muitos casos de pessoas que tentaram viver no ato so suicídio) mas já era tarde. Esse último momento de tentativa de evitar ainda a morte se chama, na religião, arrependimento. Ora, se para termos o perdão de Deus basta estarmos arrependidos, grande parte dos suicidas estariam na graça de Deus. E por fim, ninguém melhor que Deus para conhecer e saber dos reais motivos que levou uma mente fraca, infeliz (ou doente) a cometer suicídio. Ora, quem conhece uma pessoa, ama essa pessoa, quer o bem dessa pessoa: Deus é assim!
    Deus, em sua infinita misericórdia, quer todos com ele…

  17. Jadielson
    24/02/2013 às 13:12

    Deus é tudo! pois quem acreditar, e ter fé nele se libertará. eu também ja tive depressão e problema de toque por 5 anos, não foi fácil pramim. Perdi toda minha adolescencia, pois quando entrei em depressão eu tinha 14 anos por ter discubrido que eu era gay, e eu mesmo tinha preconceito comigo, e sabia também que ninguém iria mim compreender por eu n ter jeito, e por ninguém esperar porisso! eu sofri mais porque eu sou uma pessoa, que não compartilho meu sofrimento com ninguém. perdi toda minhas amizades, e tudo durante esse periodo. fiquei completamente sozinho e mim sentia disprezado por todos na escola, e em todos os lugares que eu fosse, nem pra minha mãe eu contei que tava passando por tudo isso. mas Deus e Mais e melhorei aos 18anos! inúmeras vezes pensei no suicídio, mas não tinha coragem de cometer pois ainda tinha esperança de um dia ter paz na minha vida, e também tinha medo de sofrer a vida eterna queimando no fogo do inferno!!! tempos se Passaram e hoje tou aqui,uma pessoa muito mais feliz… e aconselho a todos que estão passando por dificuldades, que confie em Deus que tudo isso vai passar, e amanhã voce será uma pessoa completa e muito mais feliz!!! digo isso por esperiêcia propria. nunca pense no suicídio pois agente tem vida eterna, e se voce fizer isso além de sofrer aqui, voce sofrerár ainda mais lá queimando no fogo do inferno! pense bem ! peça somente a Deus, e amais nenhum outro santo.

  18. 26/04/2013 às 12:17

    concordo só quem conhece o nossos pensamentos e sofrimentos aqui nesta terra é Deus e mais ninguém pois quem somos nós para jugarmos.

  19. leticia
    26/01/2014 às 11:21

    eu vou me matar(talvez) na sexta feira que vem,o motivo realmente não é la grandeeeee coisa,mas é também! para mim é muito pesado poxa! eu vivo muito infeliz! eu cansei! sei que isso acontecerá por muitos anos ainda! não irei aguentar! serei um fracasso!

    • maicon
      20/12/2014 às 12:43

      Eii nunka pense em fazer uma coisa dessa

  20. Davi Marques
    29/04/2016 às 14:24

    Bom, veio essa dúvida a minha cabeça, não por que quero em matar por algum motivo fútil…mas por exemplo, se eu e minha familia fossemos sequestrados e um dos sequestradores dissesse: vc tem que se matar se não nós matamos sua família inteira…eu me mataria sem pensar duas vezes sabe….

  21. GILBERTO MELO
    20/06/2016 às 17:14

    Infelizmente vejo que as pessoas estão muito primitivas no conhecimento.

    Indico as palestras do Professor Hélio Couto e um pouco de física quântica que comprova a imortalidade da alma e as várias dimensões para as quais a nossa energia(alma) pode ir depois da morte física.

    Somos miscigenação de raças extraterrestres, é só ler os escritos sumérios sobre os anunnaki e isso fica bem claro, mas isso não quer dizer que o CRIADOR PRIMORDIAL não existe.

  22. GILBERTO MELO
  23. vinicius
    13/01/2017 às 03:56

    Ah eu não to nem ai pra minha vida agora injeto cocaína nas veias e não consigo me livrar disso já passei por 4 internamentos e estou com trauma disso já “servi a deus” e hoje odeio ele com todas as minhas forças não me importo pra aonde vou ou vou deixar de ir, minha vida sentimental e um lixo e eu vou dar um jeito de arrumar um revolver pra isso.
    Vou contratar um advogado que esteja meio quebrado pra garantir que poucos familiares entrem no enterro, eu odeio a minha família já perdi a minha mãe e o único que presta e o pai. Eu pretendo ser cremado e deixar a parte de herança que tenho direito dentro de poucos anos que isso vá para a caridade e que meus órgãos sejam doados para quem precisa. Deus nunca precisou da minha vida mesmo, não seria agora ou depois que ele iria se preocupar né. Eu acho que pra Deus tanto faz como tanto fez ter aquela suposta alma com ele ou não.

  24. Mônica
    13/04/2017 às 06:59

    Adorei a compreensão do seu texto. Nunca fui feliz e penso em suicídio constantemente. Acredito em Deus e em Jesus, mas não tenho mais forças pra lutar. Peço a morte a Deus todos os dias. Não quero chegar aos 44 anos triste, solitária e infeliz.

  25. Carlos Andre
    20/07/2017 às 20:14

    A biblia diz que se o nosso coracao nos condena Deus eh maior que nosso coracao;ou seja se uma pessoa comete suicidio eh porque o seu coracao ja a condenou mas Deus eh maior

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

