Início > Devocional, Reflexão > Igrejinhas da Moda…

Igrejinhas da Moda…

Saudações amigos, a paz de Deus!

Escrevo a texto a seguir apenas para reflexão. Cuidado com o status…

Creio que, de um modo geral, todos nós já tivemos decepções na igreja (entenda-se igreja como sendo a comunidade cristã que freqüentamos). Nós da Assembléia de Deus não fugimos muito dessa situação. E não é para menos, afinal não é segredo para ninguém o fato de que uma série de infortúnios têm invadido nossa denominação nos últimos anos. Crise institucional, sectarismos dos mais diversos, alienação espiritual, politicagem dentro e fora da igreja e lideranças decrépitas são apenas alguns dos problemas que poderíamos citar. Não é de hoje que a Assembléia de Deus, e a maioria dos assembléianos estão perdidos no espaço. Não sabemos se somos “Sara Nossa Terra”, ou se somos “Congregação Cristã no Brasil”. Já não existem regras claras sobre usos e costumes – na verdade nem deveriam existir mesmo – nossos cultos são maçantes e petrificados etc. Não existe nada mais decadente do que um assembléiano querendo ser moderno, ser neopentecostal. Chega a ser ridícula nossa tentativa de imitação, mas os “cultos de libertação”, as “campanhas disso e daquilo” estão por aí em todo lugar, mostrando nossa chistosa tentativa de se “atualizar”. No entanto, reconheço que somos empurrados para essas práticas, pois já faz algum tempo que nossa denominação possui uma das maiores taxas de êxodo eclesiástico do Brasil. Quem aqui não conhece alguém que saiu da Assembléia de Deus e foi para alguma igreja neopentecostal? Eu conheço gente que já foi até para igreja católica… A evasão é algo empiricamente constatável, basta ver o que a Assembléia de Deus já foi, e o que é hoje. Pois bem, essa situação é fato.

Por outro lado, um tempo atrás me perguntaram para que igreja eu iria se saísse da Assembléia de Deus. Bom, não sei bem para igreja iria, porquanto as mais tradicionais também têm problemas (maçonaria, indiferença espiritual, burocratização da fé, intelectualismo vazio etc.). Se bem que da maçonaria a Assembléia de Deus também não está escapando…

Entretanto, se titubeio em saber para que igreja iria, de uma coisa tenho certeza: para que tipo de igreja jamais iria! Eu JAMAIS iria para as igrejas cujo os donos são pastores, bispos ou apóstolos! Como assim? Ora, estou me referindo às igrejas que mais crescem no Brasil, aquelas sustentadas no carisma de seus líderes fundadores.  As igrejas dos pastores empresários, marquetólogos, televisivos! Que disputam à ferro e fogo os membros umas das outras. Jamais colocaria minhas “patinhas” numa igreja dessas para ser membro. O método dessas igrejas é empresarial demais pra mim. Reunião de empresários para atrair os endinheirados, reunião dos solteiros para atrair os carentes, reunião as mais estapafúrdias possíveis, visando sempre arrebanhar o público mais fiel e útil, qual seja, a juventude, sempre apaixonada, devotada, alienada… Aceitam tudo que o líder fizer e disser, o defendem até no inferno, mesmo que ele sonegue o dinheiro que estava na bíblia…

Esse é o mal das lideranças carismáticas, com diria Max Weber. Essas pessoas se sustentam nesse tipo de liderança que, segundo o sociólogo alemão, é perigosíssima, pois faz com que as pessoas percam o bom senso e a crítica, se tornando facilmente manipuláveis. Nessas igrejas as palavras são sempre “proféticas”, falam sobre conquista, liderança, sobre os sonhos de deus pra mim etc. São vaziamente profundas. Mensagens esteticamente perfeitas, eticamente sofríveis!

Mas e daí? De que importa tudo isso se a moda é o status que essas igrejas trazem? Se é bacaninha colocar o adesivinho com o símbolo da igreja na traseira do carro para todo mundo ver que eu sou da igreja do fulano e da fulana? Sinceramente, eu acho que a espiritualidade cristã no Brasil nunca esteve tão esculhambada como está atualmente…

Pelo andar da carruagem, continuo onde estou, não porque morra de amores por minha denominação, aliás, sou um crítico ferrenho da estrutura atual. Continuo por aqui porque é o lugar onde encontro pessoas com quem gosto de conversar, tocar, jogar bola, discutir, enfim, manter amizade, o que acaba me aproximando mais de Deus, pois todas as vezes que me aproximo do meu próximo, me aproximo mais de Deus.

Espero não ter sido muito rude, mas certas coisas são patentes demais para serem ignoradas.

Abraços e boa semana!

  1. Maelí P silva
    07/03/2011 às 16:00

    Oi irmão a paz, concordo com seu desabafo.
    Para mim hoje a Igreja parece um circo e cada domingo tem que ter um palhaço na frente e atrações, mágicas etc.. difirentes, O Evangelho simples ninguém quer;
    O que esta acima de tudo isso é o nossa fé e compromisso com o Senhor Jesus.
    Acho que mudar de Igreja não resolve o problema, onde o homem estiver sempre vai ter problema.
    Acho que voce é uma pessoa sensata e equilibrada e a Igreja precisa de pilares, como voce, junte os irmão pilares e orem ao Senhor para arar a terra onde voce está e ajude-os no evangelismo para voces através do testemunho, pessoas novas que mudem esse sistema.
    Eu estou na mesma situação , meu marido veio pastorear uma Igreja tradicional que dividiu, teve Mal testenunho e mal falada até pelos crente de outras Igrejas.
    Os crentes que ficaram alguns são idosos e os mais novos não ajudam em nada e outros só fala mal.
    Ha 4 anos estamos orando, chorando, clamando ao Senhor para Limpar a terra arar, mudanças, perdão e crescimento, vários cultos só nós e nossas duas filhas .
    E Hoje estamos com novos crentes fazendo discipulado e amando a casa do Senhor.

    Estamos com 5 casais novos e animados em crescer .
    Nossa alegria esta voltando e as expectativas também, nossa Igreja esta sendo respeitada pelo bom testemnuho e até crentes quee falavam mal já esta torcendo por nós.
    Eu acredito que Deus honra Qdo nós o honramos.
    Ore pela sua Igreja junto com os irmãos pilares e sensatos como voce e espere a vitória.
    Grande abraço e que o Senhor abençõe;;

  2. franklin
    28/03/2011 às 09:33

    bonito seu texto

  3. franklin
    28/03/2011 às 10:04

    recomendo um livro para vc de coracao: “porque vc nao quer ir mais a igreja”(o titulo é alguma coisa assim tem a foto de uma igreja no topo de uma colina na frente do livro é um best seller entao é facil achar nas livrarias”

  4. 29/03/2011 às 19:05

    ACHUU MUITO LEGAL OQUE A IRMA FLW
    =d

  5. Léllison
    09/04/2011 às 04:26

    Gostei muito das palavras da irmã’ Maeli’abaixo.
    Infelizmente a realidade é essa,ficamos alegres por que as pessoas estão sendo despertadas,estão conhecendo a Jesus nas mais variadas igrejas,mas também existe muita palhaçada nesse meio,bom,já que o irmã citou o nome da denominação dele,eu vou citar também,sou da igreja do Evangelho Quadrangular e já me decepcionei muito com ela,a ponto de planejar em sair,no meu caso eu gostei muito da Assembléia de Deus ministério do Belém,que fica perto de minha casa e participei algumas vezes,e achei ela uma igreja pentecostal muito organizada,mas claro que eu já tenho maturidade e sei que em todo lugar tem problemas,então mudar de denominação sem mudar a mentalidade não vai resolver nada praticamente,como a irmã disse abaixo,temos que preocurar ser pilares e orar pra Deus levantar outros pilares e sempre prosseguir,e Deus honra.
    Bom,minha igreja local eu considero boa,é uma igreja que já teve duas divisões por pessoas que tentaram prejudicar,mas nosso pastor é uma pessoa que não desiste e sempre trabalhou independente das circunstâncias,e a obra cresceu,mas por fora,a nível estadual e nacional é de dar vergonha,em cada eleição que tem,principalmente de deputados é uma bagunça,principalmente no estados de Minas Gerais e São Paulo,nessas épocas tenho até vergonha pois a igreja tem sido notícias até em jornais,a nível nacional com escândalos envolvendo seus candidatos,praticamente sempre os mesmos.
    Eu até entendo que as igrejas podem ter seus representantes,desde que seja com ordem,mas na Quadrangular virou uma barganha política,uma manobra de poder usando os membros que são pressionados a votar em quem eles mandam,há uns 12 anos atrás teve uma mudança no estatuto da igreja e deixaram assim as coisas,muitos pastores saíram da denominação em vários lugares por causa disso,entre outras coisas,o presidente nacional é acusado de ser um ditador,na região de Sorocaba muitos saíram em 2008,incluindo o presidente do conselho Estadual por não concordarem com práticas erradas,será que adiantou alguma coisa?
    Eu acredito que não.

  6. Larissa Gama
    21/06/2011 às 11:09

    Achei lindo o testemunho da Irmã Maelí Silva, pois testemunhos como esse nos faz saber que não estamos sós e que o Senhor está levantando “novos odres” e colocando “vinho novo” neles a fim de conservá-los na verdade para que se tornem “odres de vinho maduro”, o melhor vinho, para as Bodas do Cordeiro! É um trabalho que eu vejo que o Espírito Santo está fazendo: levantando verdadeiros “pequenos cristos” (significado da palavra “cristão”) para reestruturar a Igreja! Glória a Deus!

  7. Lucilene
    18/03/2012 às 15:01

    Eu gostei muito do seu blog. É o melhor que já vi. Entrei procurando por ajuda com Ministério de Louvor e quando vi estava querendo acessar todos os tópicos. Você é uma pessoa sincera e muito engraçada.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

