Início > Devocional > Coração dilatado por Cristo – Salmos 119:32

Coração dilatado por Cristo – Salmos 119:32

“Correrei pelo caminho dos teus mandamentos, quando dilatares o meu coração…”

(Salmos 119:32)

O Rei Davi, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu o Salmo 119, o maior capítulo da Bíblia, orando a Deus por mais da sua Lei, dos seus Estatutos. E especificamente o versículo citado acima fala de algo muito interessante para nossas vidas: Precisamos deixar Deus dilatar o nosso coração.

Mas, por que o nosso coração? Porque é nele que o Espírito de Deus foi derramado, em todo aquele que recebeu Jesus como Senhor e Salvador. 

Qual o significado da palavra “dilatar”? Na física, dilatar é aumentar o volume de um corpo pela elevação de sua temperatura. Estender, alargar, ampliar, propagar.

Na Epístola de São Paulo aos Efésios, ele roga ao Pai que “Cristo habite, pela fé, no coração dos fiéis, para que eles estando arraigados e fundados no amor eles pudessem compreender perfeitamente a largura, o comprimento,  a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejam cheios de toda a plenitude de Deus”.

Perceba: só seremos cheios da plenitude de Deus, quando nos enraizarmos em Seu amor por nós, de forma plena e abundante! Para podermos percorrer a boa corrida da fé é necessário sermos dilatados por Deus. Não podemos nos conformar com uma visão limitada do amor de Deus, da misericórdia de Deus.

Devemos estender o nosso entendimento para vivermos plenamente o Amor de Deus. Precisamos deixar que o Espírito Santo alargue nosso entendimento espiritual para que possamos ser cheios da presença de Deus. Necessitamos ampliar a nossa capacidade de amar a Deus e ao nosso próximo para sermos perfeitos, assim como é Perfeito o nosso Pai, que está no céu.

E, finalmente, ao sermos estendidos, ampliados, alargados na vivência do amor de Deus em nossas vidas, nós propagaremos esse amor até para os nossos inimigos. Porque, se vivermos nossa vida cristã amando apenas nossos amigos, não estaremos agindo com perfeito amor.

Para vivermos a vida em abundância que Jesus nos deu na Cruz do Calvário, precisamos deixar que Deus eleve a temperatura do amor que ele derramou em nós pelo Espírito Santo. Amor esse que muitas vezes foi entorpecido pelas adversidades da vida, pela ingratidão das pessoas, pela traição, desconfiança, inveja… Todo o dia, ventos impetuosos tentam esfriar o amor que está em nós. Mas Deus nos convida a deixarmos que Ele dilate nosso coração, dilatar significa “elevar a temperatura de um corpo”, e Jesus Cristo através do Espírito Santo quer aquecer o nosso coração com o Seu amor, somente esse amor pode nos fazer amar mesmo quando não somos amados, a nos doarmos ainda quando não recebemos a gratidão das pessoas.

Através do aquecimento do amor de Deus em nossas vidas, pecadores vis se aproximarão do Senhor, porque Jesus Cristo não veio para julgar o mundo, veio para salvá-lo. E nesses últimos dias devemos testemunhar desse amor, da alegria do Espírito Santo, da qual palavras não podem descrever.

A razão de muitos terem parado no meio do caminho em sua vida Cristã, foi porque se esqueceram de se aquecerem no amor do Pai. Não se fortaleceram nesse amor, ou permitiram que o amor às coisas do mundo fosse mais forte do que o amor deles à Luz do Evangelho.

O não arrependimento de um simples pecado é, também, a razão de muitos esfriarem a chama da santidade em suas vidas. Uma mentirinha, uma omissão, uma negligência com o pecado na nossa família, igreja etc., faz com que o Amor esfrie. O amor de Deus nunca esfria, mas o nosso amor para ser pleno precisa estar em sintonia com o Amor de Deus, para ser aquecido e consolidado. Estar em sintonia com Deus significa andar em arrependimento e em perdão.

Muitas Igrejas, por tolerarem o pecado entre seus membros de liderança, tem esfriado na Palavra, na Alegria e no Espírito Santo. Muitos Pastores deixaram de pregar sobre o arrependimento dos pecados para falarem somente o que é mais agradável aos ouvidos do povo.

Mas a Palavra de Deus diz, sobre o Amor, em 1Cor 13:6, que a Caridade:

“…não folga com a injustiça, mas folga com a verdade…”

 

Isso significa que sermos dilatados pelo Amor de Deus significa vivermos a sua misericórdia atendendo ao seu chamado ao arrependimento. Porque o Amor é dizer somente a verdade.

Em contraste, existem ministros que apenas pregam sermão e exortação. Quando deixa-se dilatar pelo Amor de Deus deve ser pregar o arrependimento seguido da segurança do perdão e da misericórdia de Deus, são duas mensagens inseparáveis, são o centro da Mensagem de Cristo nos seus dias aqui na Terra, e a mensagem genuína dos Apóstolos na Igreja Primitiva.

Estarmos fundados no Amor de Deus, é clamarmos como Cristo, e dizer:

“Jesus disse-lhes:

‘A minha comida é fazer a vontade daquele

que me enviou e realizar a sua obra”.

 

Quando estamos arraigados ao Amor de Deus, exclamamos como Jesus, em meio a uma multidão faminta por Deus:

“Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?”

Muitos de nós, em algum momento de nossas vidas, permitimos que a semente que Jesus plantou através do Espírito Santo em nossos corações seja sufocada pelos espinhos, nos preocupando de mais com os afazeres deste mundo que a toda hora nos ocupa com tarefas, trabalho e estudo e responsabilidades… E esquecendo que é o Pai que nos alimenta.

Muitas vezes, andamos solícitos com a nossa aparência e vestimenta, mas esquecemos que Jesus elogiou mais as vestes da Erva do Campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, do que as vestes de Salomão! Sabe por quê? Porque é Deus quem veste a Erva do Campo… Será que temos deixado Deus nos vestir a nossa alma com as suas vestes brancas de humildade, simplicidade, pureza? Será que não nos ocupamos à toa com as ambições desse mundo?

Deixemo-nos ser DILATADOS POR CRISTO, aquecidos pelo seu amor, pelo seu cuidado, pela sua proteção e provisão, aprendamos verdadeiramente a depender de Deus e a buscar a Sua Face, dia após dia, para que sejamos cheios da sua Presença, e propaguemos o perfume de Cristo a todas as Nações da Terra!

  1. CRISTINA BANDEIRA
    18/04/2012 às 17:06

    Glórias a Deus, esta palavra foi maravilhosa muito proveitosa. Amém!!

    • 10/07/2012 às 06:10

      CRISTINA BANDEIRA :

      Glórias a Deus, esta palavra foi maravilhosa muito proveitosa. Amém!!

      Amém, irmã em Cristo! =) Quão maravilhoso é o nosso Deus, santo e Poderoso… Que Ele continue nos abençoando!

  2. 04/07/2012 às 20:55

    no se portugues pero lo entendí todo… gracias por compartir!!!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: