Adoração: Um Projeto Pessoal ou uma Pessoa no Projeto?

Olá Personas,

Mais um artigo disponibilizado pelo Ronaldo Bezerra via Newsletter. Mais uma vez compartilhamos com todos os interessados.

Para acessar os demais artigos escrito pelo Pr. Ronaldo Bezerra, clique aqui.

Para acessar os demais guias para ministério/equipe de louvor, clique no link abaixo:

https://adoracaosemlimite.wordpress.com/ministerio-de-louvor/

Receba nossas atualizações através do Twitter (@AdoraSemLimite) ou por email através da opção “Inscreva seu Email”, no canto superior direito.

Leia o artigo por completo e seja edificado:

ADORAÇÃO: UM PROJETO PESSOAL OU UMA PESSOA NO PROJETO? Gênesis 4:1-16

Adoração – Revelação – Resposta
Podemos entender que adoração traz revelação e a revelação traz resposta. Em Isaías 6:1-8, Deus se revela para Isaías: “… eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono…” (v.1), e logo o profeta responde: “… ai de mim!” (v.5). Depois ainda respondeu: “… eis-me aqui, envia-me a mim.” (v.8). Podemos entender que a adoração começa em Deus e volta para Deus!

Individualismo

A adoração de Caim era individualista e visava apenas seus projetos pessoais e não o projeto de Deus. O projeto de Deus sempre vai envolver pessoas, pois Ele deseja salvar o mundo.

Vivemos numa sociedade individualista, pois esta é a marca da nossa época. Todos buscam seus próprios interesses. Mas se é sociedade, como pode ser individualista? A sociedade que vivemos diz: “o que você faz é problema seu!”, “não estou ligando para suas escolhas”, “a maneira como você se porta não me diz respeito”, “Deus deu a vida a todos para cada um cuidar da sua”, “seus problemas e necessidades não me dizem respeito” etc.

Nenhum homem é uma “ilha”. Ninguém consegue viver sozinho, precisamos uns dos outros e, como diz a Bíblia, “o cordão de três dobras não se rompe facilmente” (Eclesiastes 4:12). Juntos, somos mais fortes!

Vejamos alguns tipos de adoração que encontramos no livro de Gênesis, capítulo 4:

1 – Adoração individualista e autoadoração (v.3-5).

É egoísta, sem amor e generosidade. É só “uma”, não é o “tudo”. Caim não foi elogiado, recompensado e tampouco reconhecido, por isso se rebelou (v.4 e 5). O “deus” dele era ele mesmo! A oferta de Caim foi “qualquer coisa”, o que sobrou; mas a de Abel foi o melhor, foram as primícias do seu rebanho.

Temos entregado ao Senhor “uma” oferta, ou temos nos entregado (tudo) como oferta? Vamos ao culto para oferecermos a nossa adoração ou para recebermos apenas as bênçãos de Deus?

2 – A adoração individualista tem competição, homicídio implícito e falta quebrantamento (v.6-8).

Caim estava irado, com raiva e inveja. Deus o confrontou, mas mesmo assim ele decidiu matar seu irmão e não teve uma atitude de quebrantamento e arrependimento.

O espírito de competição vem do reino das trevas, pois no reino de Deus o espírito é de amor e cooperação! Temos “matado” pessoas com nossas atitudes ou palavras? A língua afiada é pior que uma arma de fogo, pois uma arma atinge o corpo, mas a língua afiada destrói a alma. Parece que temos lido o Salmo 131 de maneira inversa e logo declaramos: “Senhor, é soberbo o meu coração, e altivo o meu olhar; ando a procura de grandes coisas, de coisas maravilhosas demais para mim. Não faço calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada que não se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é minha alma para comigo. Não espera, ó Israel, no Senhor, desde agora e para sempre”.

3 – A adoração individualista é cínica e hipócrita (v.9).

O cínico é o indiferente, o que se preocupa consigo mesmo e com seus interesses, e o hipócrita é o que diz “sou eu o guardador do meu irmão?”, “a vida espiritual dos outros não é de minha responsabilidade”, “estou bem espiritualmente, com relação aos outros não sei como estão e nem quero saber; o importante é garantir a minha salvação”. Isso é soberba e orgulho. Deus resiste aos soberbos! (1 Pedro 5:5).

4 – A adoração individualista leva ao isolamento e à alienação (v.10-16).

Caim sai da presença de Deus e vai para uma peregrinação solitária. Node significa peregrinação, exílio. Era uma região ao leste do Éden. O solitário sai da presença de Deus e vive só. Muitos estão sós! “O solitário busca seus próprios interesses e insurge-se contra a verdadeira sabedoria” (Provérbios 18:1). Quem anda sozinho é egoísta e busca seus próprios interesses.

Reflexão

A minha vida/adoração é marcada por posturas de inclusão? A nossa adoração agrega ou divide? Há muito individualismo em nossos cultos.

Nossas músicas, pregações e dinâmicas de reuniões têm servido para encher o nosso “eu” ou para abençoar as pessoas?

“Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome. Não negligencieis igualmente a prática do bem e a mútua cooperação; pois com tais sacrifícios Deus se compraz.” Hebreus 13:15-16

Deus abençoe!

Ronaldo Bezerra
(Para falar com o Ronaldo envie um email para ronaldo_bezerra@hotmail.com)


Blessing
Dário

5 comentários em “Adoração: Um Projeto Pessoal ou uma Pessoa no Projeto?

  1. Paz, muito oportuna esta reflexão.
    Nossos dons e talentos são elementos para adoração e edificação do corpo de Cristo.
    Gostei amado me abençoo nesta manhã.

  2. É nessas horas que meu coração se alegra, pois o Evangelho do Reino ainda é pregado na sua simplicidade, verdade e integridade! Deus abençoe muito o Pastor Ronaldo Bezerra e também a ti irmão em Cristo Dário Estevão!

  3. A cada dia reconheço,que não sei quase nada com respeito a adoração,mais graças a Deus, q nos dar oportunidade como esta, que estou tendo de aprender mais com este servo de Deus.pr: Ronaldo Bezerra.muito obrigado pastor..que Deus continue abénçoando o seu ministério!

  4. Ola… bom dia. A Paz do Senhor.
    Cheguei até o site de vcs porque abri o google para procurar uma letra de musica: Rio de Unção, no qual eu gosto demais….. e vi o vosso site.
    Bem, eu sou a Daniela, sou diaconisa e resolvi escrever pois acordei pedindo ao Senhor que acalmasse meu coração quanto aos propósitos dele na minha vida.
    Desde pequena sonho em cantar, amo musica, mas infelizmente na infancia não fiz aula de violão…. e até hoje não sei tocar..
    Eu componho louvores desde 2006. Canções que o Senhor me dá nos momentos mais inusitados ( dentro do trem, andando na rua, lavando louça e pela madrugada ). Acho que tenho umas 15 canções que estão paradas,
    Já tentei mostrar para o lider do Louvor da mnha igreja, mas não se interessou…. e bem hoje eu me peguei pensando que os dias estão passando e eu não estou ganhando nenhuma alma pra Jesus através da musica… que é o que eu gosto de fazer.
    Arrisco cantar mas me disseram que eu não canto nada! Sei que o melhor de Deus ainda está por vir. Tenho esperado com paciencia 7 anos, para ir atras de colocar em prática o dom que Deus me deu. Mas fica dificil sem ter ajuda de pessoas que amam e entendem de musica para me ajudar.
    Gostaria de pedir, humildemente, que me ajudassem a cifrar as minhas musicas, a maioria tenho a melodia gravada na cabeça.. mas isso somente no papel não tem efeito.
    Agradeço muito pela ajuda.

    Fiquem na Paz do Senhor Jesus Cristo, nosso Senhor!
    Amem.

    Daniela – danybenatti@hotmail.com

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.